Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/03/2018 às 06h41

Economia

Páscoa deve aumentar 3,5% vendas de supermercados e lojas do ramo

Vendas de chocolate e contratação de temporários são as contribuições da primeira data comemorativa importante para o varejo

Reprodução

Vem aí a Páscoa, a primeira data comemorativa para o varejo. A data deve impulsionar as vendas do mês de março, ainda que a comemoração seja em 1º de abril. O produto que detém, tradicionalmente, a maior participação nas vendas do varejo é o chocolate sob diversas formas, sendo a mais popular, o ovo de Páscoa.

Porém, a cada ano, vem se ampliando o leque de opções de produtos comercializados, desde vestuário e calçados, livrarias e papelarias, alimentação e outras formas, especialmente para o público infantil, considerando-se a postura de muitos pais de evitar que seus filhos consumam doces e chocolates em excesso. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) projeta crescimento de 3,5% no setor de supermercados. Na Páscoa de 2017, o setor havia crescido 2,99% em comparação ao mesmo mês de 2016.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que 50% dos supermercadistas preveem vendas iguais às de 2017 e 32,9% esperam vendas superiores. Segundo a entidade, na Páscoa passada apenas 12,1% dos comerciantes estimavam vendas maiores. O estudo destaca ainda que outros produtos como cervejas, azeites e peixes em geral também deverão fazer parte das compras. As projeções otimistas decorrem, principalmente, da retomada gradual do consumo das famílias, motivadas pela confiança em relação ao emprego e pelo acesso ao crédito, que voltou a ser facilitado.

Mercado de trabalho Com relação ao mercado de trabalho, o aquecimento das vendas para a Páscoa também motiva a criação de empregos temporários, tanto na indústria como no comércio. A Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) projeta a contratação de 50 mil a 55 mil funcionários.

É o que ocorre tradicionalmente com a indústria de chocolates, que além de trabalhadores para fabricação dos ovos de chocolates e afins, também precisa de pessoal para realizar o empacotamento, estocagem e logística de distribuição nos diversos pontos do varejo que comercializam o produto. O estado do Paraná deve contratar em torno de 3 mil colaboradores especificamente para atender às demandas de Páscoa.Apesar da produção de chocolates ser concentrada nas indústrias de grande porte, cresce a cada ano o número de pequenas fábricas e produções artesanais, que vendem direto aos consumidores, e acabam se transformando em boas oportunidades para pequenos empreendedores.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]