Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
02/03/2018 às 11h00

Economia

Especialista explica instabilidade do bitcoin: 'É um contrato social'

O valor de uma moeda virtual, segundo ele, pode imprevisivelmente valorizar ou desvalorizar em um pequeno intervalo de tempo devido à sua nova economia

procurador da Internet russo e chefe da empresa de TI Radius Group, Dmitry Marinichev, explicou por que o preço da criptomoeda é tão volátil. O valor de uma moeda virtual, segundo ele, pode imprevisivelmente valorizar ou desvalorizar em um pequeno intervalo de tempo devido à sua nova economia.

“Muitas pessoas acreditam que o bitcoin é volátil e o consideram como uma moeda real, moeda fiduciária, controlada pelos bancos e governos, mas isso não corresponde com a realidade. O próprio bitcoin não pode ser volátil porque é uma constante matemática, e ninguém pode influenciar o número de bitcoins no sistema, retirá-los ou imprimi-los para mudar sua cotação", explicou Marinichev.

Ele sublinhou que as mudanças no preço do bitcoin dependem da atitude das autoridades em relação ao bitcoin. "Bitcoin é um verdadeiro teste decisivo que mostra o estado emocional de uma sociedade: as pessoas vivem com expectativas positivas ou negativas e, como resultado, o bitcoin, como se pode notar, reage a todas essas expectativas, mudando seu preço rapidamente. Mas tudo isso não altera seu valor, pois o bitcoin é um contrato social: é o dólar, euro ou rublo que mudam seus valores em relação a essa expectativa pública", acrescentou o especialista.

Marinichev disse que nossa sociedade "está amadurecendo em termos de digitalização, do ponto de vista do futuro digital", mas atualmente está em "período de transição e puberdade". Ao mesmo tempo, o analista acredita que o bitcoin não poderá substituir o ouro, pois "o ouro é um metal, enquanto a criptomoeda é um valor transferido por um contrato social". Com informações do Sputnik Brasil.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]