Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/08/2020 às 07h33

Cultura

Com filmes inéditos, começa hoje mostra Mundo Árabe de Cinema

Um dos destaques é o documentário inédito Gaza

Com cinco filmes inéditos no Brasil e totalmente online este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, começa nesta sexta-feira (28) a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. A mostra apresenta e celebra a diversidade do cinema nos países árabes e vai até o dia 27 de setembro.

Um dos destaques é o documentário inédito Gaza, dos diretores Garry Keane e Andrew Mc Connell, que vai abrir a edição do evento. A abertura será às 18h no canal do YouTube do Instituto de Cultura Árabe (ICArabe).

Os outros filmes inéditos são BeirutLa Vie en Rose, dirigido por Èric Motjer; Árabes Ocidentais, de Omar Shargawi; 1982, de Oualid Mouaness; e O Dia em que Perdi Minha Sombra (The Day I Lost My Shadow), deSoudade Kaadan, primeiro filme sírio a competir no Festival de Veneza e ser premiado na edição como melhor estreante.

Além dos filmes inéditos, a mostra apresenta uma seleção especial histórica de filmes que estiveram em suas edições dos últimos 15 anos. Um dos homenageados do evento este ano é Eward Saïd, um dos mais importantes intelectuais palestinos e ativista político. A curadoria do evento este ano buscou filmes que abordam a inovação e a singularidade na forma cinematográfica, com temas humanos e universais.

O evento é uma realização do ICArabe, com o apoio do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Haverá também encontros online com diretores e convidados especiais. Um dos participantes será a cineasta síria Soudade Kaadan, diretora do filme O Dia em que Perdi Minha Sombra (The Day I Lost My Shadow).

A mostra poderá ser acompanhada pela plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/cinemaemcasa a partir do dia 31 de agosto e também pela plataforma do evento mundoarabe2020.icarabe.org.

Os filmes ficarão disponíveis na plataforma da mostra e poderão ser assistidos em qualquer dia e horário. Já na plataforma digital do Sesc, as exibições ocorrerão às segundas-feiras. A cada semana, um filme novo estreia e fica disponível ao público por sete dias.

lista de filmes e a programação do evento podem ser acessadas no site do ICArabe.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]