Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/08/2020 às 11h41

Cultura

Natal dos Folguedos é selecionado para etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco

Evento realizado pela Prefeitura de Maceió resgata a tradição dos folguedos populares no Estado

Pei Fon/ Secom Maceió

O Natal dos Folguedos, evento realizado desde 2017, pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Sentel), com coparticipação da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae/AL), foi um dos projetos alagoanos, o único de iniciativa pública, a ser contemplado no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta premiação, na ativa desde 1987, reconhece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro no território nacional.A iniciativa do Natal dos Folguedos, embora recente, já é aguardada pela população de Maceió todo ano, como uma festividade tradicional. Durante todo o mês de dezembro, a orla marítima da capital alagoana ganha as cores dos folguedos populares do Estado, começando sempre com um cortejo, que reúne milhares de brincantes, em seus trajes tradicionais.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade seleciona, com base na originalidade, manifestações culturais brasileiras que merecem registro, divulgação e reconhecimento público. Anualmente, a premiação é oferecida a empresas, instituições de pessoas de todo o Brasil, de maneira a dar destaque para a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, do país.

Nomeado em homenagem ao fundador do Iphan, nascido em Belo Horizonte, em 1898, o Prêmio, de seleção criteriosa, conta com inúmeros pareceristas, com membros na comunidade, nas organizações da sociedade civil e nas empresas. Rodrigo Melo Franco de Andrade presidiu o Iphan, à época Serviço de Patrimônio Histórico e Artística Nacional (Sphan), por 30 anos, a partir de 1937.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]