Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/06/2020 às 23h59

Cultura

Turismo do Saber: live apresenta a história do Forró alagoano nesta quarta-feira

Transmissão acontece pelo Instagram

O Projeto Turismo do Saber retoma suas atividades esta semana e realiza sua live semanal nesta quarta-feira (01), às 16 horas. Após dificuldades na transmissão do bate-papo na semana passada e consequente adiamento da ação, o jornalista, pesquisador e produtor cultural José Lessa Gama se mantém como convidado e discute o tema A Contribuição dos Forrozeiros Alagoanos na História do Forró. 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria Secretaria Municipal de Educação (Semed), a live acontece às 16h, no Instagram (@semtel.maceio) com mediação da coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado. O encontro virtual apresenta um pouco mais da riqueza cultural do estilo musical que é referência do Nordeste em todo o país.

O convidado da vez é Presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) e também representante de Alagoas no Fórum Nacional do Forró de Raiz, entidade que luta  pelo Registro do Forró, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Criador e editor do site forroalagoano.com, que tem como objetivo resgatar a história aqui no estado e difundir a nova geração de artistas ligados a esse segmento musical, José Lessa é ainda responsável por diversas atividades culturais, como a realização do Fórum do Forró Alagoano e a curadoria das exposições como O Forró dos 200 Anos, que integrou as comemorações dos 200 anos de Alagoas.

De acordo com Ana Cecília, o Turismo do Saber em sua versão digital tem buscado apresentar transmissões com qualidade, além de explorar temas que aproximem o maceioense ainda mais dos aspectos culturais e característica próprias da capital alagoana.

“Esse novo formato do Projeto tem passado por adaptações para que possamos manter um canal de diálogo de qualidade pelo meio virtual. Nosso objetivo é manter ativa essa rede de conhecimento que já era trabalhada pelo nosso projeto e agora pode alcançar mais pessoas. Decidimos manter a programação da semana anterior por entender a importância do tema e respeitar o compromisso com o nosso convidado, referência em uma tema que valoriza as nossas tradições”, disse Ana Cecília.

Além da Semed, o Turismo do Saber conta ainda com a parceria das Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O projeto também tem o apoio do Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella.


Fonte: Ascom Semtel

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]