Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/06/2020 às 07h30

Cultura

Turismo do Saber entra no clima junino e apresenta a história do Forró alagoano

Live acontece no Instagram na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (25), o Projeto Turismo do Saber, realiza sua live semanal e traz como convidado o jornalista, pesquisador e produtor cultural José Lessa Gama, discutindo o tema A contribuição dos forrozeiros alagoanos na história do Forró. Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria Secretaria Municipal de Educação (Semed), a live acontece às 16h, no Instagram (@semtel.maceio).

Com mediação da coordenadora geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, o encontro virtual entra no clima junino e apresenta um pouco mais da riqueza cultural do estilo musical, que é referência do Nordeste em todo o País. O convidado da vez é presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) e também representante de Alagoas no Fórum Nacional do Forró de Raiz, entidade que luta pelo registro do Forró,como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. 

Criador e editor do site forroalagoano.com, que tem como objetivo resgatar a história e difundir a nova geração de artistas ligados ao segmento musical no estado, José Lessa é ainda responsável por diversas atividades culturais, como a realização do Fórum do Forró Alagoano e a curadoria das exposições O Rei dos 8 Baixos, que conta a trajetória e discografia do compositor, instrumentista e acordeonista Gerson Filho, e O Forró dos 200 Anos, como parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas.

De acordo com Ana Cecília, o Turismo do Saber em sua versão digital tem buscado explorar temas que aproximem o maceioense ainda mais dos aspectos culturais e característica próprias da capital alagoana e, para isso,traz a cada semana um convidado de uma área ou segmento que se relaciona diretamente com a atividade turística local.

“Nosso objetivo é manter ativa essa rede de conhecimento que já era trabalhada pelo nosso projeto e agora pode alcançar mais pessoas pelo meio virtual. Foi essa a maneira que a Semtel, em parceria com a Semed, encontrou de manter esse contato direto com o público de uma forma geral”, afirmou Ana Cecília.

Além da Semed, o Turismo do Saber conta ainda com a parceria das Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O projeto também tem o apoio do Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella. 


Fonte: Ascom Semtel

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]