Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
08/06/2020 às 19h00

Cultura

Galeria Alagoas Feita à Mão pretende estimular vendas de artesanato durante período de isolamento

Espaço digital reúne trabalho de mestres, artistas populares e artesãos alagoanos

A plataforma se torna uma nova forma de se conectar com o mestre, artesão e artista popular de Alagoas. - Jonathan Lins/Agência Alagoas

Os apaixonados pelo artesanato de Alagoas contam agora com um espaço digital para se conectar ao artesão e adquirir suas peças. A Galeria Alagoas Feita à Mão, lançada nesta segunda-feira (08), reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos e contribuindo para a geração de renda no segmento. É possível acessar o site através do endereço: www.alagoasfeitaamao.com.br.

Coordenada pela Gerência de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através do programa Alagoas Feita à Mão, a plataforma funciona como um marketplace, aproximando o comprador do mestre, artista popular ou artesão que comercializa sua peça. Toda a negociação, desde a compra até a entrega, será feita através desse contato direto.

“O artesanato também precisa se reinventar nesse momento de crise causada pela pandemia. A Galeria Alagoas Feita à Mão foi constituída pelo Governo dentro da vertente de apoio à comercialização e aos nossos artistas. Agora, a vitrine virtual da arte popular alagoana está disponível e acessível a todos, sem sair da casa”, ressaltou a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros.

Com mais de 500 produtos anunciados, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira. 

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a iniciativa reforça o papel do artesanato enquanto agente transformador na vida de centenas de artesãos, contribuindo para a geração de renda e qualidade de vida.

“A maioria das pessoas não conhece o poder transformador do artesanato dentro de uma comunidade, em termos de desenvolvimento econômico e, principalmente, no desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido, as ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas têm uma função social transformadora a partir da geração de renda. Um espaço digital para a produção artesanal representa a continuidade do trabalho realizado dentro do projeto Alagoas Feita à Mão, estimulando a comercialização e possibilitando o acesso desses profissionais ao mercado mesmo durante o período de isolamento social, garantindo a autonomia e o sustento de centenas de artesãos”, explica o secretário Rafael Brito.

Como participar?

A plataforma é aberta para artesãos individuais, mestres, artistas populares e entidades representativas que possuam a Carteira Nacional do Artesão atualizada. Para se cadastrar na Galeria Alagoas Feita À Mão é preciso acessar o link preencher o formulário, e aguardar aprovação da Gerência de Design e Artesanato, que fornecerá o login de acesso. 

Em caso de dúvidas, a equipe está disponível através do WhatsApp do Alagoas Feita À Mão, no número (82) 98705-7998.


Fonte: Ascom Sedetur

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]