Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/06/2020 às 14h13

Cultura

Prefeitura inicia cadastramento dos profissionais da Cultura

Mapeamento será fundamental na adoção de políticas emergenciais para o setor

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) inicia, nesta terça-feira (2), o cadastramento de todos os profissionais que fazem parte da cadeia produtiva da cultura em Maceió, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

O mapeamento irá permitir ao Município obter informações atualizadas sobre quem são, onde estão e qual a área de atuação desses profissionais. As informações serão imprescindíveis para a adoção de políticas públicas voltadas para o setor, principalmente nesse período de paralisação das atividades por causa da Covid-19.

Essa é uma das necessidades previstas no Projeto de Lei 1075/2020 aprovado no dia 26 de maio, pela Câmara dos Deputados, e que agora encontra-se em tramitação no Senado. O projeto, prevê, entre outros benefícios, o auxílio emergencial àqueles que tiveram suas vidas impactadas pela pandemia. E, entre as atividades necessárias para a aplicação dos recursos, a partir do momento em que o projeto for aprovado, está o cadastramento cultural.

“A FMAC se antecipa à criação da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc, que estabelece como requisito para o recebimento dos recursos emergenciais do Governo Federal o levantamento dos profissionais a serem beneficiados”, explicou o diretor de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus.

Segundo ele, o Município de Maceió encontra-se apto, dentro dos parâmetros legais, a receber esses recursos, com todas as instruções previstas em lei constituídas, inclusive o Fundo Municipal de Cultura e seu Comitê de Gestão.

“Estamo fazendo o levantamento das necessidades emergenciais dos artistas e o mapeamento da nossa cultura para ter um olhar sobre quem são e quais os segmentos que têm um maior número de participantes e quais estão em situação de maior vulnerabilidade. O cadastramento é um instrumento orientador de reconhecimento e identificação desse público”, completou Amaurício.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) será um importante parceiro da FMAC nesse processo. Desde o primeiro momento da pandemia foram mantidos encontros mensais, além de reuniões emergenciais, que culminaram na criação do Comitê de Crise da Cultura, com a intenção de minimizar as dificuldades dos artistas, fazendo a ponte entre os conselheiros e os segmentos que representam.

O mapeamento cultural será realizado por meio de formulários disponibilizados na internet em dois endereços distintos para pessoas físicas e para pessoas jurídicas.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]