Dólar com. 5,131
IBovespa 0,89
05 de junho de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MP recomenda reelaboração de calendário para que ano letivo em Alagoas não seja prejudicado
20/05/2020 às 19h00

Cultura

Museu Théo Brandão lança tour virtual

O projeto é uma realização do Núcleo Zero

Divulgação

 Nesse tempo em que é preciso ficar em casa e quase tudo é feito a distância, mas do que nunca o acesso à cultura e ao entretenimento se faz necessário. Ver lives de artistas e visitar bibliotecas e museus pela internet são atitudes adequadas para o momento. O Museu Théo Brandão (MTB), equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas(UFAL), não poderia ficar de fora dessa tendência e oferece ao público um tour virtual pelas salas das exposições.

A partir de agora, você poderá visitar o MTB sem sair de casa. É só acessar a página do Museu (http://www.mtb.ufal.br/pagina/54/TOUR-VIRTUAL). Para o diretor do MTB, Victor Sarmento, a visita pela internet é uma forma de ampliação da experiência museal. “Nesse momento, em que a pandemia está estabelecida, é também um modo de continuar uma ligação entre o público, o museu e consequentemente a cultura alagoana”.

A realização desse projeto surgiu da parceria com a empresa de Comunicação Núcleo Zero, cujo trabalho nas áreas de audiovisual, publicidade e editorial e mídias interativas tem se voltado para a cultura alagoana em diversos documentários, curtas metragens de ficção e animações. De acordo com o diretor de criação da Núcleo Zero, Werner Salles, a empresa, que tem mais de quinze anos, passou também a experimentar novas tecnologias para expandir as possibilidades narrativas.

O Núcleo Zero foi pioneiro na realização de espetáculos de projeção mapeada com conteúdo histórico e cultural no estado, e se especializou em produção de conteúdo digital para museus e exposições, utilizando técnicas como a realidade aumentada. “Novamente de forma pioneira, ao desenvolver nossa mais recente pesquisa com realidade virtual, o Núcleo Zero homenageia a cultura e a identidade alagoana ao proporcionar uma visitação em 360 graus ao Museu Théo Brandão", disse Werner.

A museóloga do MTB, Hildênia Oliveira, salientou que a realização do tour virtual veio na melhor época possível. “Está acontecendo quando a maioria das pessoas têm mais necessidade de visitar museus porque estando em isolamento, a tendência é valorizar mais os aspectos do cotidiano. No cenário de Alagoas, o Museu Théo Brandão está na vanguarda ao apresentar o seu circuito museológico virtualmente para o público. Esse tour vem para mostrar que o Théo Brandão, mesmo em tempo de pandemia, não perdeu o contato com o público, ainda que de forma virtual, abrindo suas portas, agora, para o mundo inteiro. Será uma experiência nova, inclusive, até para quem já trabalha no museu porque o verá de um ângulo diferente”, disse a museóloga.


Fonte: Ascom MTB

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]