Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
03/04/2020 às 17h51

Cultura

Cultura on-line: Secult anuncia edital para artistas alagoanos durante o isolamento

Certame pretende selecionar conteúdo digital nas áreas de artes cênicas, música e literatura durante o período de quarentena

A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) vai lançar o edital “Festival - Dendi de Casa - Tem Cultura”, que busca selecionar conteúdos digitais de artistas alagoanos que atuam nas áreas de artes cênicas, música e literatura. A novidade foi contada durante uma live, nesta sexta-feira (3), no Instagram da secretária de Cultura, Mellina Freitas, junto ao Superintendente de Apoio à Produção Cultura, Paulo Poeta. A previsão é de que mais de 300 artistas sejam selecionados no novo certame do Governo de Alagoas.

O edital já tramita na Procuradoria Geral do Estado. A expectativa, agora, é de que, nos próximos dias, seja lançado o cronograma de inscrições on-line e o resultado. “Lembramos que essa iniciativa é de caráter emergencial. Assim como todo o mundo, nós não esperávamos ter que lidar com essa pandemia. Nós tínhamos um planejamento que foi interrompido por causa das circunstâncias, mas não podíamos ficar parados, visto que a cultura, além de um papel social, também exerce um papel econômico, já que representamos 7% do valor do PIB”, disse a titular da pasta.

Com investimento em torno de R$ 300 mil, o certame funcionará com inscrições online, visto a necessidade das pessoas se preservarem em casa. Ao final, a Secult irá organizar a programação das apresentações online, e irá divulgar nas redes sociais oficiais da Secretaria. Os shows devem ser feitos em "Live" nos perfis dos contemplados. "O certame pretende contemplar a classe artística alagoana de maneira democrática. Uma ação inovadora, promovendo e divulgando o artista, e disseminando nossa cultura", concluiu Mellina Freitas, ressaltando que a minuta está tramitando na Procuradoria Geral do Estado.

O edital prevê contemplar grupos de artes cênicas – performance solo, duo ou grupo, artes cênicas infantil, bandas e shows, também infantis, música instrumental – solo, duo ou trio, voz e violão e literatura.

O Governo de Alagoas está trabalhando no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e nas formas de minorar os impactos da doença nos diversos setores da economia alagoana. E o segmento cultural é um deles.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]