Dólar com. 5.2864
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
22/03/2020 às 20h30

Cultura

Museu de Astronomia do Rio disponibiliza visita virtual

Em tempos de isolamento, MAST tem atividades a distância

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, encontrou uma maneira de fazer atividades para visitantes mesmo após o fechamento ao público externo por tempo indeterminado. A solução foi usar a internet para permitir que os interessados possam desfrutar de muitas atividades lúdicas e informativas do espaço, no momento em que as autoridades de saúde recomendam o recolhimento para evitar a propagação do novo coronavírus.

Homem na Lua

Quem acessar o endereço vai poder passear por exemplo na Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, que utiliza a plataforma SuperViz. O visitante vai conseguir interagir na superfície lunar e ainda ler textos e ver fotos e vídeos. O acesso à multiplataforma pode ser feito por meio de computadores, de tablets e de smartphones. Basta deslocar o cursor na tela e clicar sobre a opção escolhida para abrir. Aliás, o celular inteligente permite o modo de visualização imersivo, com o uso de aparelhos de realidade virtual.

Visita Remota

Em outro endereço o visitante vai ter outra viagem: um passeio virtual, com direito a tour 360°, pelo Campus do MAST e do Observatório Nacional. A navegação é simples e o visitante pode escolher os locais com um click no menu da tela inicial. Com sete categorias de informação, as opções são em português e em inglês. 

Estará à disposição do público um conteúdo gravado, desde boas-vindas ao Museu até as descrições sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras instalações. Se o acesso for em Sobre o Campus, o visitante vai conhecer a história do MAST e do Observatório Nacional, desde que o Imperial Observatório do Rio de Janeiro funcionava no extinto Morro do Castelo, até o início da década de 1920. Depois disso, foi transferido para o local onde está até hoje. Já no Tour 360º verá imagens panorâmicas de dezenove pontos de destaque no Campus.

Bonecos de Papel

O MAST preparou ainda mais uma atividade. O Museu lançou uma coleção de bonecos de papel, para imprimir e montar em casa. Eles representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins. Toda semana, vai disponibilizar moldes para baixar e divertir as crianças. A primeira série que o MAST entrega ao público celebra a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS. Os quatro primeiros bonecos são os dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e representações lúdicas da Lua e do Sol.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]