Dólar com. 5.1585
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/03/2020 às 18h30

Cultura

40ª edição do Chá de Memória destaca o legado poético do alagoano Carlos Moliterno

Arquiteto Carlos Alberto Moliterno e professores Edilma Acioli Bomfim e Victor Mata Verçosa homenageiam brilhantismo da vida e da obra do poeta que marcou a literatura alagoana

A 40º edição do Chá de Memória vai homenagear o crítico e poeta Carlos Moliterno, que teve sua obra completa relançada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos durante 9ª Bienal Internacional do Livro, em novembro do ano passado. O evento é uma iniciativa do Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil, e acontecerá no dia 24 de março na Sede do APA, no Jaraguá, às 19h.

Com a presença do filho do escritor com a poeta Anilda Leão, o arquiteto Carlos Alberto Moliterno, da professora e imortal da Academia Alagoana de Letras Edilma Acioli Bomfim e do professor Victor Mata Verçosa, o projeto Chá de Memória vai apresentar a vida e a obra do poeta alagoano de forma lúdica, para rememorar sua simplicidade e brilhantismo  

O legado literário do escritor, poeta e jornalista, que faleceu em 1998, aos 86 anos, é formado por dois livros de poesias – Desencontro e A Ilha – e um ensaio antológico intitulado Notas Sobre Poesia Moderna em Alagoas, juntos, celebram a arte poética e o amor à literatura. Filho de imigrantes italianos, autor da letra do hino de Maceió, membro do Instituto Histórico e Geográfico, Carlos Moliterno também foi diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e, por seis vezes consecutivas, presidiu a Academia Alagoana de Letras.      

Estudioso das obra de Moliterno, o professor Victor Mata Verçosa destaca que a presença de Carlos Moliterno na cultura e no panorama da produção literária da Maceió do século XX merece ser rememorada e documentada, pois traz de volta para as prateleiras e os espaços de leitura o debate da voz de um intelectual tão envolvido com a poesia alagoana,  ressignificando seu lugar de destaque na memória cultural de Alagoas, a partir de sua obra, dialogando com outros tantos autores e autoras que foram seus contemporâneos.

“A recente reedição de seus livros em 2019 comemora os 50 anos da primeira edição de ‘A Ilha’ e traz de volta obras ainda mais raras ‘Desencontro’ e o ‘Notas sobre poesia moderna em Alagoas’ para uma nova geração de leitores, críticos e pesquisadores. Este Moliterno completo é uma grande novidade na literatura alagoana e surge em um momento delicado de esvaziamento de políticas culturais no país”, ressaltou Victor Verçosa..

Além das palestras, o evento contará ainda com apresentações culturais e garantirá aos participantes emissão de certificado de participação.

Chá de Memória

Com a realização mensal de palestras, mesas-redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana, o Projeto Chá de Memória conta com a parceria da Imprensa Oficial Graciliano Ramos,  da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac, com o objetivo de dinamizar o Arquivo Público de Alagoas e socializar o acervo com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

Serviço:
Chá de Memória
Quando: 24 de março
Onde: Arquivo Público de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá)
Horário: 19h


Fonte: Ascons APA e Imprensa Oficial

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]