Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
11/03/2020 às 19h30

Cultura

Exposição fotográfica Benigno Benin será aberta nesta quinta (12)

Mostra integra a programação do FotoSururu’20 e poderá ser visitada de 13 de março a 13 de abril

Fotografias retratam aspectos da República do Benin. - Francisco Oiticica Filho

Será aberta nesta quinta-feira (12), a partir das 19h, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), a exposição fotográfica Benigno Benin, do fotógrafo Francisco Oiticica Filho. A mostra integra a programação do FotoSururu’20 e poderá ser visitada entre os dias 13 de março e 13 de abril, no horário das 9h às 16h. A entrada é franca.

A exposição é composta por registros realizados por Francisco Oiticica durante a Missão Cultural na República do Benin, realizada em maio de 2018, sob a coordenação do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira.

Além de Francisco Oiticica e do gestor da FMAC, participaram da missão o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo, a antropóloga Raquel Rocha, o babarolixá e historiador Célio Rodrigues, a jornalista Valdice Gomes e o estudante de agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diásporo do Benin em Maceió, Aurel Allagbe.

As fotografias retratam vários aspectos do país africano, tanto físicos quanto humanos, além de mostrar uma relação de ancestralidade com a identidade cultural maceioense.

“Benigno Benin” já fez parte de outros eventos, como a segunda edição do Vamos Subir a Serra, em 2018, promovido pelo Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô e apoiado pela FMAC.

FotoSururu’20

O FotoSururu é um encontro de fotografia criativa realizado em Maceió pela Fragma Imagem, e conta com o apoio d Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC. Em sua segunda edição, este ano o evento contém uma programação extensa, que envolve palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas.

Em janeiro, foi realizado o seminário “Panorama e Rumos da Fotografia Alagoana”, na Casa do Patrimônio de Maceió/IPHAN, em preparação para o FotoSururu’20, voltado para pesquisadores, fotógrafos profissionais, amadores e interessados no assunto de maneira geral.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]