Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
02/03/2020 às 09h42

Cultura

Resgate às origens

Homenagem a Alex Barbosa e Salão de estandartes marcam a programação do bloco carnavalesco “Filhinhos da Mamãe”

Reprodução

Por Iranei Barreto | Blog Aqui Acolá 

Há 38 anos fazendo a alegria dos foliões, o tradicional Bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe continua inovando com muita irreverência, criatividade e animação.  “Mamãe e seus Filhinhos” voltaram às origens com cortejo pelas ruas em dia diferente do Jaraguá Folia. Além disso, o bloco inaugurou uma exposição de estandartes carnavalescos no Iphan Alagoas e promove o segundo Baile dos Artistas, transformando a tradicional concentração do bloco no Museu Théo Brandão em evento. 

O tema do Carnaval 2020 é “Filhinhos da Mamãe, brincantes e foliões, louvam Alex Barbosa, o arquiteto do sonho, o artista do ser nordeste!”, numa homenagem ao alagoano, falecido em agosto de 2019, folião da barrigada de “Mamãe” de 1983.    Era conhecido por obras como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga e o Memorial da República, na Avenida da Paz.

De acordo com o presidente da Associação Teatral das Alagoas (ATA), Ronaldo de Andrade, um dos fundadores e que compõe a comissão organizadora da agremiação, Alex será o homenageado desta edição com a “Honraria dos Filhinhos da Mamãe”, sendo reconhecido por seus irmãozinhos por todo seu valor. 

“A honraria é concedida a pessoas que ajudaram o bloco; pessoas que se destacam na cultura carnavalesca, principalmente, ou na cultura artística e que tenham vínculo com o “Os filhinhos da Mamãe”. No caso de Alex Babosa, o enaltecimento vem por ele ser um filhinho que sempre esteve com o bloco. Ele não falhava, não faltava, estava ali para nos apoiar e para contribuir,” explica Ronaldo.

O estandarte em homenagem a Alex Babosa - confeccionado pelo artista plástico Rosivaldo Reis, desfilará no dia 08 de fevereiro durante o cortejo. No dia 14, na ocasião do Baile dos Artistas, o estandarte terá uma projeção maior quando será apresentado a família do homenageado e honrado com chuva de confete, serpentina e muito frevo. 

E não é apenas no estandarte da honraria do bloco que Alex Babosa está sendo homenageado, alguns dos artistas que estão participando da exposição “Salão de Estandartes Carnavalescos dos Artistas Plásticos Filhinhos da Mamãe” se inspiraram na vida do arquiteto. 

Fabio Cavalcante homenageou Alex com um compasso e uma régua que são símbolos da arquitetura; ele também fez referência à cultura e ao artesanato através do fuxico; e com máscaras azul e rosa representou as filhinhas e filhinhos da “Mamãe”. 

 “O meu estandarte queria alto, longilíneo, tal qual o Alex. Fundo preto, de luto, com a letra 'A' assinalando a presença dele, à frente de tudo, como sempre esteve. Depois, a representação do paisagista no verde das folhagens, do arquiteto nos ladrilhos abaixo, da personagem indócil na pele de leopardo, que atravessa o estandarte. Nos barbantes pendidos, lágrimas de tristeza pela perda, e de alegria por ter convivido com um dos maiores foliões do bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe,” explica Francisco Oiticica, professor e artista visual. 

Lula Nogueira e Gustavo Lima, que confeccionaram o estandarte a quatro mãos, também homenagearam Barbosa, representado por meio do seu paisagismo com um jardim repleto de folhagens e um banco vazio que representa sua falta nos filhinhos deste ano.

“Uma das coisas que o arquiteto Alex Barbosa mais admirava, era o mar de Maceió e suas belezas naturais. O meu estandarte retrata a paisagem mais típica da nossa cidade: o farol, os barquinhos de pesca, traços de nossa cultura, e hoje é o que mais busco ressaltar no meu trabalho. Com as Estrelas, quis homenagear os filhinhos da Mamãe natureza”, diz a também arquiteta e artista plástica Simone Freitas.

 Lu Azul por sua vez ressaltou a alegria do palhaço com sua paleta de cores quentes e vibrantes. O carnavalesco Gil Lopes fez uma homenagem às meninas do boêmio e festivo bairro de Jaraguá. Ele também expôs um boizinho, em alusão aos saudosos bois de carnaval, que brincavam, pedindo dinheiro pra comprar os “enfeites” para saírem bonitos na Folia de Momo.

Persivaldo Figueirôa fez uma homenagem aos antigos filhinhos, os primeiros foliões do bloco, as primeiras crias e apresenta os mais novos filhinhos, devidamente coroados. Seu estandarte chama atenção também para o reaproveitamento de materiais, a reciclagem. Já João Lemos representa os filhinhos invisíveis que ninguém sabe o nome, nem de onde vem, nem mesmo os conhece. Filhinhos muitas vezes que ignoramos mais que trazem toda uma energia positiva para o Carnaval, filhinhos que vivem num universo imaginário que poucos de nós, até mesmo os artistas se quer imaginam que possa existir. 

A exposição coletiva “Salão de Estandartes Carnavalescos dos Artistas Plásticos Filhinhos da Mamãe” fica em cartaz até março no Iphan-Al, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 157, no bairro de Jaraguá.  As visitações poderão ser feitas de terça a domingo, das 9h às 17horas. Entrada Franca.

A comissão organizadora responsável pela programação do Bloco Filhinhos da Mamãe 2020 é composta por: Ronaldo de Andrade; José Carlos Silva; Victor Sarmento; Eraldo de Souza Ferraz; Gil Lopes, Carmen Lucia Dantas e Hildênia Oliveira. 


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]