Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/02/2020 às 19h28

Cultura

Carnaval no sertão começa mais cedo com o Abí Axé Ebgé

Divulgação

O Abí Axé Ebgé, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove no dia 14 de fevereiro, das 19 horas às 22 horas, o primeiro ensaio aberto do carnaval 2020. O evento tem como objetivo esquentar os ânimos dos foliões, além de divulgar o desfile oficial do grupo, que abre o carnaval do município de Delmiro Gouveia, no sábado, 22 de fevereiro.

Com a finalidade de promover o ensino de história e cultura afro-brasileira por meio de palestras, rodas de diálogo, realização de evento científico-cultural, leitura e debates, o Abí Axé Ebgé também alia ao seu trabalho expressões artísticas como dança, canto, percussão e estética negra, além de homenagear as religiões de matriz africana no processo de educação e fortalecimento da cultura local. 

O ensaio aberto do Abí Axé será em frente ao Miraburguer, próximo ao Banco do Brasil, centro de Delmiro Gouveia e terá no repertório músicas autorais, do cancioneiro popular negro de domínio público e grandes sucessos de grupos negros que ganharam as rádios. “Nosso repertório foi construído a partir do contexto da comunidade delmirense, com foco na militância negra, levando em consideração o racismo, o racismo religioso e empoderamento do sujeito negro. Ele é composto por músicas de grupos afros, reconhecidas a nível nacional e 10 músicas autorais. O intuito é que todos se sintam representados”, explica Tiego Ribeiro Gomes, coordenador de canto do Abí Axé.

O ensaio promete muita beleza, encanto, leveza e alegria. De acordo com Ryclesia Carvalho, dançarina e coordenadora da dança do Abí Axé Ebgé, será uma atração para toda a família: “É um momento de curtir, mas, também a oportunidade de levar à população o debate do racismo e intolerância religiosa através das letras e dos movimentos executados pelo grupo. Quanto a dança, podem esperar muita força, leveza e principalmente a sensação de conexão com a ancestralidade, pois, estamos persistindo e resistindo na luta do povo negro”.

E no dia 20, das 18 horas às 22 horas, acontece o segundo ensaio aberto, mas dessa vez com uma grande novidade, o Abí Axé Egbé fará a prévia de carnaval em parceria com os grupos carnavalescos tradicionais do município: Bafo da Cana, Escola de Samba Unidos da Pedra Velha e Orquestra Carretel de Frevo. “Será um grande encontro das tradições carnavalescas do alto sertão. Esperamos que todos delmirenses e comunidades circunvizinhas participem. As apresentações acontecerão em frente a antiga lojinha da fábrica pedra”, enfatiza a guarda municipal Maria Helena Santos, dançarina e porta-estandarte do grupo.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]