Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/02/2020 às 10h30

Cultura

Pinto do Tabuleiro é recuperado e volta ser marco referencial

Pei Fon/ Secom Maceió

Com o objetivo de resgatar um marco referencial no bairro Tabuleiro do Martins e a memória de maceioenses e alagoanos, a Prefeitura de Maceió viabilizou a recuperação do monumento Pinto do Tabuleiro, em parceria com a iniciativa privada. A reinauguração aconteceu nessa terça-feira (11) com a participação de orquestra de frevo do bloco Pinto da Madrugada.

O projeto foi coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e incluiu a revitalização da estrutura de concreto, nova pintura e a base de proteção em madeira. “Esse símbolo traz memórias afetivas maravilhosas, saudosismo e é um elemento que fazia parte e composição desse cenário desde a década de 60. A Prefeitura idealizou a revitalização para resgatar um marco referencial de localização no Tabuleiro do Martins. Assim, a gente reconta a história que faz parte das lembranças de muitas pessoas”, pontuou Fábio Palmeira, coordenador de Parques e Intervenções da Sudes.

O Pinto do Tabuleiro era símbolo de uma extinta fábrica de ração animal, nos anos 1960, às margens da Avenida Durval de Góes Monteiro, e chamava a atenção de quem chegava ou saía da capital. O monumento foi retirado devido aos problemas na estrutura e permaneceu, até pouco tempo, guardado. Com a parceria entre a Prefeitura de Maceió, bloco Pinto da Madrugada, Edmundo Auto Peças e Malta Madeiras, ele voltou ao local e já ganha os olhares de quem estava sentindo falta e também de quem ainda não o conhecia.

Alexandre Américo, autônomo, é um dos maceioenses que tem boas lembranças quando recorda a época em que o monumento era a referência na região. Agora, ele comemora o retorno. “O Pinto do Tabuleiro traz uma boa recordação, porque nos anos 80 eu passava e o via. É um prazer vê-lo restaurado. Moro aqui no bairro há 20 anos e parabenizo este projeto que faz muito bem a todos”, afirmou o morador.

Quem participou do processo de recuperação do monumento reconhece a importância da reinauguração. É assim para Elaine Ambrósio, diretora da loja Edmundo e Braga Auto Peças.  “É muito importante para a empresa e também para mim, porque vivi, cresci e passei a infância e adolescência no Tabuleiro, que ficou conhecido como Tabuleiro do Pinto justamente por causa deste monumento. Então fico imensamente feliz por ele ter voltado, pois é resgatar a memória da população”,  exalta Elaine.

A estrutura revitalizada do Pinto foi reinaugurada ao som de marchinhas de carnaval executadas pela orquestra de frevo do bloco Pinto da Madrugada. O diretor do bloco, Hermann Braga, defende que a Prefeitura recupera um patrimônio da cidade: “Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e foi um casamento perfeito a volta do pinto ao Tabuleiro com o Pinto da Madrugada, duas grandes paixões dos maceioenses e alagoanos. O Pinto do Tabuleiro é um verdadeiro patrimônio afetivo da cidade, então essa iniciativa merece aplausos , porque mostra que a cidade é feita também de patrimônios afetivos”.

Monumento

O Pinto do Tabuleiro foi criado pela Companhia Alagoana de Rações Balanceadas – Rações Carb S/A, uma empresa de ração animal em Alagoas que instalou o monumento em sua sede, como uma estratégia para marcar a identidade visual da empresa. A Rações Carb permaneceu em funcionamento por cerca de trinta anos e, antes de encerrar suas atividades, passou toda a estrutura para uma nova empresa, a Rações Guabi. Os novos proprietários, na época, decidiram manter na sede o símbolo da extinta Carb. A Rações Guabi também fechou suas portas no final dos anos 1990.

Há quase vinte anos, a Edmundo Auto Peças ocupou a sede das antigas fábricas de rações. A empresa de peças automotivas manteve a estrutura do Pinto, sendo retirada e guardada após anos em decorrência de reformas no local. O monumento foi armazenado na sede da empresa e, por consequência,  foi se deteriorando com o passar do tempo. Agora, o monumento volta a compor a paisagem em seu local de origem não apenas como um marco referencial de localização, mas também como patrimônio da capital alagoana.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]