Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
24 de setembro de 2020
min. 23º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Sinal da TIM em Alagoas apresenta instabilidade
11/02/2020 às 16h49

Cultura

Teatro Deodoro é o Maior Barato: 21ª edição está com inscrições abertas até o dia 21

Arquivos e informações solicitados devem ser enviados para o e-mail [email protected]

Teatro Deodoro chega a 21ª edição com inscrições até 21 de fevereiro - Jorge Vieira/Divulgação

Um dos editais mais esperados por artistas alagoanos, o Teatro Deodoro é o Maior Barato, chega a sua 21ª edição com as inscrições abertas. O processo é todo online. Neste link: http://www.diteal.al.gov.br/teatro-deodoro-e-o-maior-barato-21a-edicao-2020/ estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição para download. Os arquivos e informações solicitados devem ser enviados para o e-mail [email protected] até o dia 21 deste mês.

Após a inscrição, vem a fase de habilitação dos documentos, feita pela Coordenação Jurídica da Diteal. O edital exige que as propostas sejam enviadas por pessoas jurídicas de natureza artística-cultural e pede o envio dos seguintes documentos: cópia do cartão do CNPJ, ou outro documento, para comprovar que a empresa está ativa no território nacional; cópia de RG e CPF do responsável pela pessoa jurídica e comprovação da natureza cultural da pessoa jurídica.

“Essa exigência de Pessoa Jurídica é uma forma de dar mais segurança ao processo, estimular os grupos para que se profissionalizem e também contribuir para que os artistas locais adquiram experiência para participar de editais nacionais. A pessoa jurídica pode ser MEI e os documentos solicitados na inscrição são emitidos pela internet”, explica a coordenadora jurídica da Diteal, Rosalívia Paz.  

Dúvidas sobre a documentação podem ser esclarecidas pelo Departamento Jurídico da Diteal, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, presencialmente ou por telefone (82) 3315-5660.

Os selecionados recebem toda a estrutura da Diteal para a realização dos espetáculos. Funcionários da iluminação, do som, da cenotécnica e da assessoria de imprensa, além do local para ensaio e vendas dos ingressos são alguns serviços disponibilizados gratuitamente pela Diteal aos participantes do Maior Barato.

Para que a equipe da Diteal cumpra com a proposta artística do espetáculo, são solicitadas informações, como plano de luz e rider de som. Currículo do artista, fotos, release do espetáculo, ficha técnica, classificação indicativa e tempo de duração também são informações importantes exigidas no edital.

No caso das artes cênicas, é necessário comprovar que o texto está devidamente autorizado pelo SBAT – Sociedade Brasileira de Autores www.casadoautorbrasileiro.com.br/sbat. Caso o texto não seja autoral, é preciso apresentar documento, autenticado em cartório, com autorização do dramaturgo ou comprovante de que a obra é de domínio público, se for o caso.

Em relação à música, além do plano de luz, rider de som, currículo do artista, fotos, release do espetáculo, ficha técnica e tempo de duração, são solicitados também mapa de palco e envio de duas músicas autorais.

É preciso ainda comprovar autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em relação ao repertório do show. O próprio autor das composições é quem pode liberar os direitos autorais, porém é necessário enviar para o Ecad as informações de liberação para que seja emitida autorização do show.

O Ecad pede cópias autenticadas do RG e CPF, além do envio do formulário preenchido. As dúvidas podem ser tiradas pela internet acessando o ecard.org.br ou no escritório do Ecad em Maceió, que funciona na Avenida Comendador Leão, 972, Poço. O representante em Alagoas é o Gerson Santana e o contato (82) 3034-5015.

Caso o repertório não seja autoral, o proponente deve trazer documento, autenticado em cartório, com autorização do compositor ou ainda comprovante de que a obra é de domínio público.

Os inscritos também devem comprovar que os profissionais envolvidos possuem DRT ou autorização junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos dos Espetáculos de Diversões no Estado de Alagoas (Sated/AL), porém, neste caso, a Diteal tem uma parceria com o sindicato com o objetivo de facilitar o acesso dos artistas ao palco centenário do Deodoro.

O interessado procura o Sated e informa que a solicitação da Autorização Especial é para a inscrição no edital do Teatro Deodoro é o Maior Barato. Com a parceria da Diteal e Sated, essa autorização, que geralmente custa R$ 650, sai de graça para o grupo, CIA ou artista individual. O presidente do Sated em Alagoas é o José Vieira e o contato (82) 98864-2422.

A Gerência Artística e Cultural da Diteal está à disposição para tirar dúvidas sobre o edital de segunda a sexta, das 9h às 14h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, presencialmente ou por telefone (82) 3315-5665.

Não é pago cachê nem ajuda de custo, porém os artistas recebem borderô. Os espetáculos selecionados receberão 100% do borderô de sua apresentação se atingirem 100% dos ingressos vendidos, 90% do borderô a partir de 301 ingressos vendidos e 80% do borderô, atingindo uma meta inferior de 300 ingressos vendidos. Essa variação é uma forma de estimular os participantes a participar efetivamente da venda de ingressos, contribuindo também para a formação de plateia.

Para muitos artistas alagoanos, se apresentar no palco do Deodoro é a realização de um sonho e o edital do TDMB busca democratizar o espaço, considerado templo das artes de Alagoas. E não é para menos, são 109 anos de história, em um lugar onde a cultura respira e inspira. Grandes nomes e diversas plateias já passaram por esse teatro centenário.

A cada vez que a cortina se abre, a magia acontece e um mundo de possibilidades passeia entre o real e o imaginário. Neste contexto, o Teatro Deodoro é o Maior Barato se faz o projeto mais importante da casa porque oportuniza a nossa produção a ocupar o seu devido espaço e a nossa plateia a prestigiar a sua cultura, despertando o sentimento de pertencimento e fortalecendo a identidade alagoana.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]