Dólar com. 5.2355
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
29/01/2020 às 23h30

Cultura

Baque Alagoano tem maratona de apresentações até o carnaval

Agenda tem eventos em diferentes pontos da cidade, sempre gratuitos, e ainda pode ganhar novas datas

Divulgação/MBA

O grupo Maracatu Baque Alagoano está com ensaios a todo o vapor para o Polo dos Maracatus neste Jaraguá Folia, mas tem alguns compromissos agendados antes das prévias de carnaval. E todas as datas são convites e compromissos grande importância: Xangô Rezado Alto, Cortejo dos Filhinhos da Mamãe e inauguração do Axé Pratagi, todos na primeira semana de fevereiro.

O primeiro compromisso será no domingo (02), às 16h, na celebração do Xangô Rezado Alto conduzida pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que este ano tomará a orla da Ponta Verde, na Rua Fechada, para marcar o fatídico episódio de 02 de fevereiro de 1912, quando foram destruídas casas de culto de matriz afro-religiosa, assim como paramentos e objetos sagrados. O evento se propõe a lembrar o que aconteceu e lutar para que não volte a ocorrer.

Em seguida, o Baque atende mais uma vez o chamado da Mamãe. No sábado (08), às 21h, irá conduzir a boneca da Mamãe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) à Igreja Nossa senhora Mãe do Povo, para a tradicional benção do estandarte que dá início ao Bloco Filhinhos da Mamãe. Este é o ponto de partida de uma festa que irá se estender pela Rua Sá e Albuquerque até a Praça Marcílio Dias, com muito frevo, maracatu e boi-bumbá.

Já no domingo (09), a partir das 14h, o Maracatu Baque Alagoano é um dos convidados da inauguração do Axé Pratagy, em frente à Praia da Sereia. Este é o "novo prédio" da Casa de Iemanjá, comandada por Pai Célio, que além do trabalho religioso, desenvolve ações de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira.

Essas apresentações precedem a grande noite do Polo dos Maracatus, em 14 de fevereiro, durante o Jaraguá Folia, onde o Baque Alagoano irá receber convidados para celebrar as prévias carnavalescas, o Coco de Roda e o Mestre Verdelinho.

A lista de oportunidades para conhecer ou prestigiar o Maracatu Baque Alagoano ainda pode aumentar, uma vez que a agenda do carnaval ainda está sendo fechada e novas datas podem ser inseridas nesta maratona. Fique de olho nos canais oficiais do grupo para não perder nenhuma novidade: Instagram @baquealagoanomaracatu, Twitter @BaqueAlagoano, pelo Facebook www.facebook.com/baquealagoano e blog www.maracatubaquealagoano.blogspot.com.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]