Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/01/2020 às 20h00

Cultura

Diteal: mais de 12 mil alunos foram recebidos nos espetáculos e exposições em 2019

A Diretoria de Teatros de Alagoas comemora números alcançados no ano passado e reafirma compromisso em 2020

Mais de doze mil alunos da rede pública foram recebidos no projeto escola durante o ano de 2019 - Ascom Diteal

Brilho nos olhos, sorriso no rosto, olhos e ouvidos atentos, uma felicidade imensa a cada descoberta e o amor pela arte vai desabrochando. Ao longo dos últimos anos, milhares de estudantes têm tido a oportunidade de conhecer um teatro histórico, visitar exposições artísticas, bater um papo com artistas e ir despertando o encanto pela cultura e o sentimento de pertencimento de sua identidade e história.

“Sair da sala de aula pra vir pra esse lugar maravilhoso foi uma ótima oportunidade. Amei a participação e agradeço muito. Parabéns, Teatro Deodoro”, disse feliz da vida, a estudante Maria Eduarda, da escola estadual Eunice de Lemos Campos, do bairro Benedito Bentes.

Contribuir com a formação de plateia no estado e aliar arte, cultura e educação estão entre os principais objetivos da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DIteal), que administra os teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso e o Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Para alcançar essas metas, é feito contato direto com representantes das escolas públicas das redes municipal e estadual, além de responsáveis por projetos sociais, para que estudantes e pessoas atendidas por instituições frequentem os espaços administrados pela Diteal e tenham acesso à programação cultural.

“Na nossa gestão, a Diretoria vem superando as metas e recebendo um público cada vez maior de alunos e integrantes de projetos sociais. Em 2019, não foi diferente, os números são animadores e convidam para um ano 2020 de mais avanços. A nossa equipe se dedica com muito carinho a esse trabalho e está de parabéns. Mas isso não seria possível sem o empenho dos educadores, aos quais agradeço muito”, afirmou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

No total, a Diteal recebeu 12.091 de público agendado, entre estudantes e pessoas atendidas por instituições sociais, durante o ano de 2019. O destaque foi para o número de estudantes que visitaram as exposições em cartaz em 2019, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Em seis mostras realizadas pela Diteal, 4.987 visitantes eram de escolas públicas e/ou instituições sociais.

Os concertos do Quartas Eruditas também tiveram a participação cativa do projeto escola. Na temporada de 2019, o público agendado de unidades de ensino e instituições chegou a 2.083.

Esse público especial também esteve presente de forma marcante na celebração dos 109 anos do Teatro Deodoro, quando foram recebidos 1.389 alunos e integrantes de projetos sociais em uma semana de espetáculos.

Destaque também para a 20ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato, que disponibiliza 50 ingressos para a rede pública de ensino a cada atração. Em 15 apresentações, entre teatro, dança e música, a Diteal abriu as portas para 1.143 espectadores de escolas públicas e instituições sociais.

A festa em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro contou 1.090 estudantes na plateia. Outra ação importante que capta este público foi o Quarta Sinfônica, que recebeu 497 estudantes.

Ainda tiveram momentos como o Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (FETA) e espetáculos promovidos por meio de locação de espaço nos quais a produção cedeu ingressos para a rede pública de ensino e a equipe da Diteal cuidou dos agendamentos. O total foi de 903 pessoas, entre alunos e integrantes de projetos sociais.

“Parabéns, Teatro Deodoro, por oportunizar milhares de estudantes em seu espaço, por atinar que o teatro é uma escola, uma sala de aula. Os nossos alunos ficam encantados com a diversidade de espetáculos, são fantásticas as temáticas, os nossos alunos ficam nas nuvens, alguns vieram pela primeira vez. Isso é muito importante, é educação, é fazer cultura hoje, presente!”, esse foi o depoimento entusiasmado da professora de arte, Célia Paiva, que esteve em vários momentos com os estudantes no Deodoro.

Para a equipe da Diteal, é gratificante ver a arte e a cultura desempenhando os seus papéis de educar, esclarecer, orientar, formar cidadãos, ser uma extensão importante da escola. “A Diteal compreende, entre suas mais importantes missões, o permanente trabalho de formação de plateias. Sempre atenta à grandeza do fazer artístico para a formação humana e crítica do cidadão, nas possibilidades que a arte proporciona para o autoconhecimento, para a reflexão, instigando o indivíduo a absorver e transmitir conhecimento. É sempre uma emoção ímpar quando percebemos o encantamento daquela pessoa que chega por aqui, pela primeira vez, que continue vindo e que comece a trazer seus familiares e amigos. Certamente poderemos, desta maneira, construir uma sociedade mais justa e humana”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]