Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/01/2020 às 17h30

Cultura

Mestre Verdelinho e Coco de Roda serão homenageados deste ano do Maracatu Baque Alagoano

Festa no Polo dos Maracatus contará com presença dos filhos do Mestre, “Os Verdelinhos”, e Jurandir Bozo

Reprodução

O Maracatu Baque Alagoano tem orgulho de anunciar as primeiras atrações do Polo dos Maracatus que organiza no Jaraguá Folia, em 14 de fevereiro: Os Verdelinhos e Jurandir Bozo. Eles irão representar o Coco de Roda, grande homenageado deste ano, com um destaque especial para o Mestre Verdelinho, figura de imensa importância e contribuição para a cultura alagoana.

Mário Francisco de Assis ganhou o apelido de Mestre Verdelinho aos 17 anos, prestes a completar 10 anos de profissão como cantador e poeta, trabalhando nas feiras com seu pai, Manoel, para ajudar no sustento da casa. Trilhou toda sua vida nos caminhos da cultura, cantando coco, pagode e o que mais pudesse tirar de sua viola. Dançou e depois foi mestre de reisado e guerreiro, tirou rimas e emboladas no pandeiro que chamaram atenção até do autor Ariano Suassuna.

Gravou CDs e percorreu o Brasil mostrando sua arte, até falecer em março de 2010, mesmo ano que foi homenageado pelo Baque Alagoano no Polo Multicultural, durante as prévias, e outros momentos ao longo do ano. Em 2020, o grupo traz novamente o Mestre Verdelinho ao palco.

“Todo ano a gente homenageia um folguedo como uma forma de valorizar e divulgar nossa cultura. Esse ano homenageamos o Coco de Roda alagoano e, por completar uma década do falecimento de Mestre Verdelinho, que teve tanta influência no coco e na cultura alagoana, estamos destacando a memória e contribuição do Mestre”, revelou Théo Carneiro, coordenador Artístico Cultural do Baque Alagoano.

Assim, Jurandir Bozo e Os Verdelinhos – filhos do Mestre – levarão muito coco de roda e histórias para o palco do Polo dos Maracatus, na Praça Marcílio Dias, a partir das 20h, cantando e contando a vida e a arte de Mestre Verdelinho em pleno carnaval.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]