Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/01/2020 às 08h18

Cultura

Kubuswoning: um bosque urbano feito de casas cubo

Como um projeto inovador transformou-se num clássico de arquitetura e cartão postal

Reprodução

Por Dora Nunes, de Roterdã

Alguma vez você pensou que exis­tisse uma casa em forma de um cubo girado a 45 graus? Na verdade, existe não só uma, mas um conjunto dessas casas cubo em Roterdã, na Ho­landa, co­nhecidas como Kubus­woning. Essas moradias ex­tra­ordinariamente pitorescas foram criadas em 1984 pelo arquiteto  Piet Bloom que metaforicamente considerou a experiência de viver nas árvores, onde cada cubo elevado representava uma árvore e, portanto, coletivamente, representavam uma floresta. As casas se transformaram em um clássico da arquitetura mo­derna e um dos cartões postais da cidade, famosa por abrigar uma das maiores zonas industriais do mundo e o maior porto da Europa.

As Kubuswoning foram construídas numa área bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, motivo pelo qual o espaço foi oferecido pelo governo local a Bloom para que ele criasse um projeto que proporcionasse uma rege­neração urbana e habitacional. O projeto arquitetônico progressivo e inovador de casas inspiradas em árvores, criou uma espécie de bosque urbano com uma pe­quena vila formada por 38 cubos estra­tegicamente encaixados sobre pilares um ao lado do outro, cada um com espaço total de 100 metros quadrados. 

Cada cubo tem três andares ou níveis: o térreo tem uma sala de estar, cozinha, um banheiro e um pequeno ga­binete; o nível intermediário, ou primeiro andar, tem dois dormitórios e um ba­nheiro e o nível superior, um pequeno es­paço na forma de uma pirâmide triangular que em muitos casos é usado como solário ou jardim. Neste pavimento é possível apreciar a paisagem externa. Cada casa é avaliada em cerca de 280 mil euros e todas estão habitadas.

RESTAURAÇÕES

Construídas no início da década de 80, as casas passaram por serviços de reformas e manutenção nos anos de 1998, 2001 e 2015. A primeira restauração em 1998 deu ao edifício uma nova aparência, incluindo novos telhados de zinco, instalados sobre as telhas originais com o objetivo de melhorar o isolamento térmico durante o gelado inverno holandês. Em 2001, o hall interior recebeu uma renovação nas escadas, bem como nos paralelepípedos e na iluminação pública. Na restauração de 2015, as janelas dos andares superiores foram trocadas e isoladas e as paredes foram pintadas novamente. 

MUSEU KIJK-KUBUS

As casas cubos despertam tanto interesse que provocam um constante movimento turístico, e para maior tran­quilidade dos moradores uma das casas foi transformada em museu, o Kijk-Kubus, que foi totalmente decorado e mo­biliado de modo que possa mostrar todas as particularidades do original empreendimento e matar a curiosidade dos visitantes que querem entender como é o interior de cada unidade habitacional. Dois desses cubos foram recentemente convertidos em escola de arquitetura e em um albergue da juventude.

Serviço

Local: Rua Overblaak, centro de Roterdã

Arquiteto: Piet Bloom

Desenho: de 1978

Construído: 1982 a 1984

Reformas: 1998, 2001, 2015

Altura: 22m

Andares: 3

Área: 100m2


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]