Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
15/11/2019 às 11h00

Cultura

Giro dos Folguedos anima Feira Literária do Pontal da Barra

Dez grupos culturais participaram da programação da Flipontal - Átila Vieira/Secom Maceió

Uma mistura de cores, som, cultura popular e fé passou pelas ruas do Pontal da Barra nesta quinta-feira (14).  Foi a realização de mais uma edição do Giro dos Folguedos, desta vez para celebrar a 3ª Feira Literária da Prefeitura de Maceió. A programação no último dia da Flipontal foi resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e o Coletivo dos Grupos das Culturas Populares Alagoanas.

O local onde a brisa da lagoa e a maresia se encontram foi o palco para receber as apresentações de dez grupos. Um deles foi o Guerreiro São Pedro Alagoano. É nele onde a união de gerações zela pela tradição cultural. Maria Helena da Silva tem 68 anos e o amor pela dança e atuação de rainha surgiu há quase 60 anos. Ao lado do marido, Juvenal da Silva, 69, do neto Nícolas Mateus, de 15 anos, e da neta Nicole Vitória, de 5 anos, a aposentada não esconde a alegria de manter viva a cultura popular.

“É o maior prazer dançar, curtir e brincar Guerreiro. A gente não pode deixar a cultura acabar, porque é uma brincadeira divertida e sadia. Quando participo, as minhas companheiras também não perdem. Com a família reunida em um evento importante como esse só nos dá alegria”, disse dona Marlene, como é conhecida.

Além do Guerreiro São Pedro Alagoano, outros nove grupos fizeram parte da programação: Afoxé Omorewá, Fandango do Pontal, Baianas do Pontal, Coco de Roda Catolé, Taieiras Alagoanas, Pastoril Estrela de Belém, Boi Treme Terra, Cirandeiras Alagoanas e Maracatu Baque Alagoano.

Para quem visita o bairro, conhecer o artesanato, a gastronomia local e registrar o pôr do sol é indispensável. E com a Flipontal, sentar num banquinho para conferir as atrações culturais também fez parte da rotina da comunidade nos últimos três dias de evento. No caso do Giro dos Folguedos, as apresentações aconteceram na Praça São Sebastião, Posto de Saúde, Praça Caio Porto, Artesanato do Odilon e na entrada principal do bairro.

Iolanda Lemos é professora, mora no Ceará e passa as férias em Maceió. Aproveitou o passeio para visitar o Pontal da Barra e entrou no ritmo das atrações do Giro dos Folguedos. “Gosto muito de Maceió e da parte cultural. Esta festa está belíssima e estou amando a animação. Além disso, a gente pode admirar essa lagoa que é encantadora. Parabéns aos organizadores e que estejam sempre com a cultura em alta, porque é isso que os nossos jovens precisam: muita cultura, muita dança e muito axé”.

A movimentação no bairro é comemorada pelos moradores e teve quem aproveitou a oportunidade para uma conseguir renda extra. Elisângela Leão aprovou a animação e vendeu lanches na própria calçada, em frente ao palco principal do evento. “Isso traz muito movimento, porque o bairro já é movimentado por ser turístico e com a Flipontal está vindo mais gente, tem mais tráfego, ou seja, melhora muito as vendas. Quanto mais gente, mais divulgado nosso bairro fica e é melhor para a comunidade”, comemorou a moradora.

Keyler Simões, diretor de Produção Cultural da Fmac, destaca que o Giro de Folguedos foi o diferencial desta edição da Feira Literária no Pontal. “Essa é a terceira edição da Flipontal que é marcada pelo lançamento de livros, oficinas, discussões e incentivo à literatura. Mas foi a primeira edição que a Flipontal se uniu ao Giro dos Folguedos e esses dois projetos só reforçam o trabalho de artesanato e pesca que são tão vivos no bairro”, disse.

Nesta quinta-feira (14), também teve apresentação do coral da Escola Municipal Silvestre Péricles, a presença da Biblioteca Volante, exposições, contação de história e a Roda de Contação de Causos com Ernane Santana, Ronaldo Freire e Anobelino Martins com mediação de Francisco Silvestre. À noite, acontece desfile de moda e os shows do Projeto Jonas Rock, Carlos André, Malcon e Reedi.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]