Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/11/2019 às 08h09

Cultura

Pinto da Madrugada pode fortalecer economia criativa em Alagoas

Para o Professor da Ufal, Elder Maia, o bloco precisa da proteção do Poder Público. O próximo desfile do Pinto da Madrugada será no dia 15 de fevereiro

Divulgação

Declarado patrimônio imaterial da cultura alagoana em 2010, o Bloco Pinto da Madrugada tornou-se o maior evento de Alagoas. Com 20 anos de história, o bloco consolidou-se como um acontecimento que atrai pessoas de todas as cidades alagoanas e muitos turistas. 

Tendo como marca registrado o resgate do carnaval tradicional, o bloco surgiu com o objetivo de valorizar o frevo em Alagoas e todos os anos, centenas de músicos, desfilando no chão e sem cordas, embalam milhares de foliões com um repertório recheado de marchinhas clássicas e muito frevo.

Mas carnaval não é somente diversão. O Pinto da Madrugada, que arrasta cerca de 200 mil pessoas na orla de Maceió, pode, segundo estudos realizados por especialistas em economia criativa, ser o vetor para o desenvolvimento deste segmento em Alagoas.

A economia criativa é um segmento que contempla inúmeras atividades, tais como moda, gastronomia, design, cinema, artesanato música, dentre outras áreas e, em várias partes do mundo, o seu fortalecimento tornou-se uma grande estratégia de desenvolvimento econômico e social.

Para o Professor da Universidade Federal de Alagoas, Elder Maia, estudioso do tema, e que está conduzindo um estudo sobre o impacto do Pinto da Madrugada na economia alagoana, o bloco precisa ser protegido pelo poder público: “estamos concluindo um estudo sobre o impacto econômico, simbólico e cultural do Pinto da Madrugada. O bloco, além de movimentar inúmeras cadeias da economia, tem um papel vital no fortalecimento da cultura alagoana. Diante disto, é fundamental que o poder público atue para proteger esta que é maior expressão da economia criativa de Alagoas.

Para o Diretor do Pinto da Madrugada, Hermann Braga, o bloco pode colaborar decisivamente para fortalecer a economia criativa e o sentimento de pertencimento em Alagoas: “ num estado marcado historicamente por uma fragilidade econômica e carente de fortalecimento e enraizamento de suas tradições culturais, o Pinto da Madrugada pode ser um agente importante para colaborar nestes dois temas.”

Sobre o próximo desfile, a diretoria do bloco confirmou que o Pinto da Madrugada está com seu desfile confirmado para o dia 15 de fevereiro. Segundo Hermann Braga, o bloco virá com muitas novidades em 2020 e deve ampliar o seu desfile, ja que muitas orquestras de interior e grupos culturais desejam participar do desfile do bloco.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]