Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/11/2019 às 20h00

Cultura

Vamos Subir a Serra tem início dia 14 de novembro

A edição de 2018 do projeto Vamos Subir a Serra atraiu um grande público. - Arquivo/ Secom Maceió

Com o intuito de possibilitar reflexões a respeito do episódio histórico de luta pela liberdade que ocorreu no Quilombo dos Palmares, a terceira edição do Vamos Subir a Serra será iniciada, em Maceió, no dia 14 de novembro. O projeto é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

A programação do evento está dividida em três etapas: a primeira, na Praça Multieventos, na Pajuçara, acontece de 14 a 17 de novembro. Depois, no dia 19 de novembro, as atividades do projeto serão levadas para a Serra da Barriga, em União dos Palmares, e retornam para a capital alagoana nos dias 20, 21 e 22, quando irá acontecer, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a Mostra Quilombo de Cinema Negro.

A edição deste ano do projeto contará com mais de 30 ações que evidenciam a temática étnico-racial através de seminários, palestras, oficinas e apresentações culturais e festival de capoeira, por exemplo. O Espaço Cultural Zumbi Dos Palmares, que irá acontecer na Praça Multieventos, receberá a Feira do Empreendedor Negro e Quilombola, com a participação de expositores de Maceió e de comunidades remanescentes de quilombos de Alagoas e de outros estados; o Seminário Quilombola e o Encontro de Saberes, com a participação de cinco comunidades quilombolas referências no empreendedorismo.

O diretor artístico, produtor cultural e escritor Anderson Quack, que terá uma fala sobre “O Negro na Comunicação”, e a jornalista e influenciadora digital Tia Má, que abordará o tema “Lugar de Negro é Onde ele Quiser”, já confirmaram suas presenças no evento, que, nesta edição, também contará com o 5º Encontro das Crescheadas, movimento de mulheres negras de Alagoas pensado e criado para defender a valorização dos cabelos crespos e cacheados.

Além disso, o vamos Subir a Serra também promoverá o Quilombo das Letras, composto por mais de 10 autores negros que participarão de uma roda de conversa e de uma tarde de autógrafo. O projeto também será direcionado ao público infantil por meio do Espaço Erê, que contará com apresentações culturais, performances, desfile afro e espaço de beleza negra.

A terceira edição do evento também irá promover o Festival Quilombola, espaço destinado à culinária afro-brasileira, e o Saurê Palmares, que neste ano terá a participação de 19 grupos culturais alagoanos.

De acordo com o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, além de garantir as apresentações culturais do Saurê Palmares, a Fundação está viabilizando parte da estrutura do evento.

“Estamos investindo R$ 100.000,00 em estrutura nesta edição do Vamos Subir a Serra. Além disso, os grupos que participação do Saurê Palmares foram selecionados através de uma chamada pública que está destinando R$ 1.100,00  para cada atração”, informou o diretor.

Confira aqui a programação completa do evento.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]