Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
05/11/2019 às 07h30

Cultura

Conheça as práticas sustentáveis adotadas na Bienal

Refeitórios e estandes possuem materiais recicláveis e adotam práticas de sustentabilidade

Sacolas em papel ajudam a preservar o meio ambiente - Amanda Alves/Divulgação

A 9° Bienal Internacional do Livro, que acontece até o próximo dia 10, no bairro de Jaraguá, adotou práticas sustentáveis, dentre elas nos estandes e refeitórios dos monitores e coordenação. Na manhã do domingo (3), foi realizada uma reunião com os expositores para discutir o uso de ecobags e sacolas de plástico biodegradável na feira de livros, que acontece no Espaço Armazém.

Segundo a professora Elvira Barreto, coordenadora da Editora da Ufal (Edufal), um dos princípios da Bienal é a questão da sustentabilidade. "A 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem o princípio da sustentabilidade ambiental como princípio que rege toda organização, não só na venda de livros, mas na própria estrutura com pallets e o uso de sacolas que não sejam de plástico", afirma.

Barreto afirma que a princípio era fundamental oferecer sacolas de papel. "Organizamos, junto com a Fundepes um contrato que seria obrigatório o uso de sacolas de papel. Entretanto, a funcionalidade e o custo-benefício se torna inviável para os expositores e os preços baixos de alguns livros que estão sendo comercializados aqui na feira", pontua.

Dessa maneira, foi necessária a realização de ajustes. "Nós fizemos uma reunião para ver a viabilidade de uma mudança sem perder de vista esse princípio da sustentabilidade ambiental. Nela, foi discutido e pactuado que nós da organização vamos fazer uma campanha para promover a conscientização. Entramos em acordo que a partir de amanhã [segunda-feira] só se usará sacolas de papel ou plástico biodegradável", disse.

Sobre a importância da reunião, Elvira afirma que consistiu no amadurecimento do assunto. "Muito importante na reunião foi o amadurecimento sobre o tema da sustentabilidade ambiental entre todos nós, quem coordena a exposição e os expositores que estão aqui vendendo livros", conclui.

Alimentação consciente

A produtora cultural da Ufal, Nicolle Freire, explica que os monitores foram orientados a trazer talheres e copos de casa. "Em relação à alimentação a gente pediu para que cada monitor, bolsista, até a coordenação, trouxesse um kit de talher e o seu próprio copo. São mais ou menos 200 a 220 refeições por dia, você usando garfo e faca descartáveis todas as vezes em dez dias, ia ser uma quantidade grande de lixo gerado", ressaltou.

Além disso, nas instalações do refeitório têm pias, para que após o uso, os objetos sejam higienizados. "A gente tem aqui na instalação do refeitório pias, bancadas. Nós compramos bucha e detergente, então eles usam, limpam, lavam, guardam". E continua : "Nós compramos alguns também para ter aqui como base, tipo cinco kits para quem esqueceu, se for o caso, usar esses. Mas, aí é sempre reutilizável, eles podem lavar e depois usar de novo no jantar. Então, foi a medida que a gente achou para reduzir esse resíduo sólido de lixo", conclui.

Alex Moraes, brasiliense e dono da loja Tertúlia, que possui a sustentabilidade em sua essência, trouxe alguns objetos para comercialização em estande da Bienal. ‘’A Tertúlia nasceu sustentável, na época a questão da sustentabilidade não foi por uma questão ecológica, mas estética, porque o papel reciclado era o único que aguentava a tinta acrílica, a gente nunca mexeu em tinta com chumbo, com solvente, sempre com tinta a base de água’’, comenta.

Tertúlia

A Tertúlia ainda oferece desconto para os clientes que voltam para a loja e deixam sua peça usada, o que culminou na existência de um projeto com poesia. ‘’Todos os nossos produtos de tecido, que são usados pelo cliente por tempo indeterminado, voltam pra gente. O cliente pega a peça, traz de volta e tem 20% de desconto na compra de uma nova. Ele devolve a camiseta com a poesia, que a gente chama poesia reciclada, e nós transformamos em uma sacola que vai ficar permanente. E Moraes explica: ‘’Quando as pessoas nos procuram porque quebrou a alça ou soltou o forro, dizemos que não precisa comprar outra, a gente arruma. Queremos que elas comprem produtos bons e que durem bastante’’.

 Segundo o empreendedor, a madeira utilizada na Tertúlia é feita de mdf, que é a serragem colada, de reflorestamento, ou apreendidas pelo Ibama. Moraes ainda relata que muitos produtos comercializados na loja são feitos de retalhos e sobras de ateliê. ‘’Essas são as peças mais interessantes e as que têm maior valor agregado. Então, essa pegada de reaproveitamento dentro da área de artesanato e para confecção de novos produtos, é uma coisa que sempre fez parte da nossa história’’, destaca.

Moraes já trouxe produtos da Tertúlia na última edição da Bienal Alagoas e elogia o povo alagoano. ‘’O povo de Maceió é muito querido, amável, hospitaleiro. A gente veio na Bienal passada, funcionou, e essa mais ainda. E é interessante porque a gente faz a proposta da literatura fora dos livros, fora das prateleiras, todos os produtos têm literatura, informação e poesia’’, finaliza.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]