Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
20/09/2019 às 19h00

Cultura

Quinta edição do Festal terá programação descentralizada

Vem aí a quinta edição do Festival de Artes Cênicas de Alagoas, o Festal. O evento, que será iniciado neste sábado (21) e vai até o dia 18 de outubro, conta com uma novidade: a descentralização da programação, que agora vai contemplar também comunidades de diversas partes da cidade, como Cidade Sorriso, no bairro de Benedito Bentes; Garça Torta; Vergel do Lago e Bom Parto; além do já tradicional palco a céu aberto do Festal, na Praça Sinimbú.

Iniciativa da Cia. Teatro da Meia Noite, o Festival é fruto de construção colaborativa que envolve vários grupos e artistas cênicos do estado que formam a REDE de Artes Cênicas, como a Associação Teatral Joana Gajuru, Cia Mambembe, Cia Os Vers’artes, Coletivo Volante, Filé de Críticas, Toni Edson, Sara Lessa e outros grandes nomes do segmento em Alagoas.

A programação do Festal no mês de setembro já está disponível, e o conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes 2, parte alta de Maceió, marcará a estreia do evento neste sábado (22), a partir das 9h, com a Oficina de Malabares com Bolinhas, facilitada por Henrique de Souza, na Sede do Coletivo Afro Dendê. A atividade, que irá contemplar a confecção e regras do jogo, também irá acontecer no domingo (22) e nos dias 28 e 29 de setembro.

À tarde, a partir das 16h, o Festal irá agitar a comunidade do bairro com o Grupo Senzala Capoeira, Toni Edson em “História do lar… de lá”, que terá tradução em libras, e Companhia Hip Hop. A programação noturna terá apresentações do Coco de Roda Barreiros das Alagoas e do Coletivo Afro Ogbon, seguidas do espetáculo In Progress, do Coletivo Mambembe, que também será traduzido em libras, finalizando com apresentações do Coletivo Afrocaeté e da Banda Afro Dendê.

Já o bairro de Garça Torta, no litoral norte de Maceió, vai receber o Festal a partir de terça-feira (24). A programação será iniciada com Toni Edson conduzindo a Oficina Lendas Curtas para Contar e Cantar, às 9h, no Bar do Titio. Na sexta (27), o Festal continua na comunidade com a oficina de Desenho Experimental, com Myrna Maracajá, na Garça 165. A partir das 16h, na Praça da Garça Torta, o Grupo de dança Resgate Crew apresenta “Singularidade”.

No sábado (28), na Associação Comunitária do Bairro de Garça Torta, Synara da Silva vai facilitar a oficina de Aquarela com Borra de Café, a partir das 9h. Às 14h, acontece a segunda oficina do dia, que será sobre Filtro dos Sonhos, com Nessa Germano, e, no mesmo horário, na Garça 165, Melina Vasconcelos irá facilitar a oficina “Lixo na Garça, Consequências, Desafios e Soluções”.

Para finalizar com chave de ouro o mês de setembro do Festal, a Praça da Garça Torta será palco de muita animação no domingo (29), começando às 14h, com a intervenção produzida pela Oficina Lendas Curtas para Contar e Cantar. Às 15h, o Coletivo Heteaçã irá apresentar o espetáculo “Os Filhos do Céu e Os Corações de Tambor”. A partir das 16h, a Praça irá receber o Grupo de Capoeira Angola Palmares, seguido de muita música com o Grupo Borda Azul e a participação do Grupo Percussivo Batidas da Vida, além da Banda Um Quarto Pensante, que inicia o show às 18h30.

O evento, que é gratuito, conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Confira aqui outras informações sobre Festal.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]