Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
16/08/2019 às 22h30

Cultura

Ginga Capoeira: Cultura entrega instrumentos a escolas contempladas

Instrumentos musicais irão compor as oficinas de capoeira em escolas da Rede Municipal de Ensino. - Ascom FMAC

As atividades do Ginga Capoeira, realizadas em oito escolas da Rede Municipal de Ensino, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo Federal, já começaram. Desde o início deste mês, o projeto tem levado oficinas de capoeira, considerada uma das principais manifestações da cultura afro-brasileira, para cerca de 400 estudantes.

Nessa quinta-feira (15), servidores da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) estiveram nas escolas municipais Cleto Marques Luz e Dom Antônio Brandão, localizadas na parte alta de Maceió, para a entregar às diretoras das instituições de ensino instrumentos musicais (atabaque, berimbau e pandeiro) que serão utilizados nas oficinas de capoeira.

Todas as escolas contempladas com o projeto irão receber instrumentos musicas e, também, kits de vestuário com camisa, calça e corda, itens fundamentais para a prática da capoeira.

As oficinas de capoeira acontecerão durante um período de oito meses e serão conduzidas por uma equipe composta por oito mestres e oito monitores, sob a coordenação pedagógica de Mestre Cláudio.

“As aulas estão acontecendo duas vezes por semana em cada escola para 48 alunos, atendendo 24 pela manhã e 24 no horário da tarde. As turmas são bem diversas e, inclusive, temos a participação de pessoas com deficiência”, explicou Mestre Cláudio.

O Ginga Capoeira foi viabilizado na capital alagoana por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Lessa. Ao todo, serão investidos R$ 170 mil em atividades relacionadas ao projeto, que é realizado a partir de uma parceria entre a FMAC e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]