Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/08/2019 às 14h30

Cultura

GO: Pirenópolis ganha mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

Unidade na Fazenda Lavras do Abade ocupa mais de quatro hectares

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O município de Pirenópolis, em Goiás, ganhou hoje (9) mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) transforma a Fazenda Lavras do Abade em uma dessas unidades de conservação local.

A RPPN Mata da Borboleta Azul ocupa área total de 4,61 hectares e passa a ser administrada pelo atual dono da fazenda, Sávio Cruvinel Câmara, que ficará responsável por garantir o cumprimento da lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).

A RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, sem que seja realizada a desapropriação de terra. Nestas áreas é permitido atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável.

Com a criação da reserva também fica garantida a preservação da beleza natural, ambientes históricos, proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos e outros serviços ambientais.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]