Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/08/2019 às 20h30

Cultura

Projeto de circo ao ar livre retorna neste fim de semana

A orla marítima de Maceió recebe, nos próximos três domingos, 11, 18 e 25 de agosto, a partir das 10h30, as atividades do Circo na Rua Fechada, um projeto da Cia Fenomenal realizado com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O evento será aberto ao público.

Segundo a diretora da Cia Fenomenal, Julieta Zarza, que também assume a personalidade da Palhaça Zulpeta, o projeto tem o intuito de colaborar com a democratização do acesso à arte circense na capital alagoana, estimulando o movimento da cultura do chapéu.

“É um projeto que nasce para promover atividades circenses na cidade e criar um espaço de encontros ao ar livre, principalmente para as crianças, além de criar a cultura das artes de rua e do chapéu, que é uma forma de democratização da cultura em que as pessoas pagam o quanto puderem”, afirmou.

Neste domingo (11), em comemoração ao Dia dos Pais, o Circo na Rua Fechada vai promover atividades lúdicas e as irreverentes “Brincantantes em Brincadeiras Musicais”, com a participação dos palhaços Bruguello e Zulpeta.

No domingo (18), com a participação da palhaça Zulpeta, a programação contará com espetáculos de mágica, dança e acrobacias. E no domingo (25), haverá a apresentação do Palhaço Belarrroba em “De Tarde é Tarde”.

Ainda de acordo com Julieta Zarza, apesar de ser bem corriqueira em diversas regiões da América Latina e da Europa, a cultura do chapéu ainda causa estranhamento ao público de Maceió.  “O circo de rua são expressões características de grandes cidades e, também, de cidades turísticas, por isso, Maceió e, principalmente, a Rua Fechada, tem características que abraçam totalmente esse tipo de expressão”, disse.

“Acontece muito na América Latina e na Europa, que tem um circuito enorme de festivais de circo e de arte de rua. Aqui, as pessoas ainda não têm esse hábito, por isso, estamos aos poucos tentando criar essa cultura. As artes circenses de rua abraçam todas essas questões: família, brincar, criança, ar livre, festa popular, ocupação do espaço público e acesso à cultura. É realmente um encontro, uma verdadeira festa”, complementou a artista.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]