Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/05/2019 às 23h30

Cultura

Memorial Pontes de Miranda terá mostra em homenagem ao oleiro José Lenoir

Divulgação

O Memorial Pontes de Miranda do Tribunal Regional da 19ª Região (TRT/AL) realizará no período de 13 a 17 de maio,  no hall do Fórum Pontes de Miranda, uma mostra em homenagem ao artesão e mestre do barro José Lenoir Ferreira, falecido em abril deste ano. O evento - que contará com mostra fotográfica, exibição de vídeo, oficina de olaria e exposição de peças referências da produção artística - integra a  programação da 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

A abertura da programação será realizada na segunda-feira, dia 13, às 10h, com a apresentação do projeto "Os saberes da comunidade". Na seqüência haverá a apresentação da biografia do mestre do barro José Leonir Ferreira, junto com a exposição de peças produzidas por ele e de objetos pessoais.

O evento educativo e cultural é aberto ao público e objetiva resgatar os saberes da comunidade alagoana no tocante às suas atividades culturais e, dessa forma, contribuir para a preservação das tradições, tema central da 17ª Semana de Museus. Além disso, pretende  disseminar o hábito de visitação às instituições museológicas.

Na terça-feira e na quinta-feira serão realizadas oficinas de olaria das 11h às 12h. A performance será apresentada por Welington Noé, artesão de Carrapicho/SE, que aprendeu a arte do barro com José Lenoir.

Semana Nacional

O Ibram promove a 17ª Semana de Museus em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio de 2019. Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

A programação completa está disponível online. O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail.

Confira a programação da 17ª Semana Nacional de Museus e participe!


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]