Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/04/2019 às 08h40

Cultura

FotoSururu promove exposições simultâneas na capital

Exposições acontecem, também, no Museu Théo Brandão. Foto: Arthur Celso

O FotoSururu, encontro de fotografia que aconteceu na capital alagoana no mês de abril e projetou Maceió como um destino importante dentro dos grandes eventos da área no Brasil, terá exposições abertas até o dia 31 de maio. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que possibilitou estrutura, como palco, som e luz.

O projeto disponibilizou seis coleções, expostas em cinco casas importantes para o circuito cultural da cidade e no Maceió Shopping. As exposições, já abertas durante o encontro, e algumas ainda antes dele, reúnem trabalhos de artistas alagoanos e de todo o país

A primeira a ter o acesso liberado, abrigada no Maceió Shopping desde o dia 2 de abril, se chama “Mosaico”, e foi uma coletiva com temática livre de fotógrafos alagoanos. Esta, segue aberta até o dia 30 de abril. A segunda, inaugurada no dia 4 de abril, a qual seguirá aberta até 4 de maio no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, recebeu o nome de “FOTOgrafandoPOESIA”: uma coletiva de ensaios baseada em poemas de autores alagoanos contemporâneos, dos fotógrafos Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma.

“Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica”, alocada no Museu Theo Brandão, foi a terceira a ser aberta, no dia 9 de abril, e seguirá até o dia 12 de maio. Esta é o resultado da reunião de ensaios dos alunos de Antropologia Visual da Universidade Federal de Alagoas. O resultado da convocatória nacional para o evento está exposto no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), desde o dia 10 de abril, e permanece até o dia 10 de maio, e reúne os selecionados nas categorias Ensaio e Foto Única.

No Iphan, a exposição Autorretrato, Atalho para Minha Poética, aberta desde o dia 18 de abril, reúne autorretratos dos alunos do Ateliê Jacqueline Hoofendy (RJ) e segue até o dia 18 de maio. Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton – ATO, na Fundação Pierre Chalita, é a que permanece aberta por mais tempo, até o dia 31 de maio, e reúne fotografias de Celso Brandão, Pierre Devin, Nair Benedicto, Fabiana Figueiredo, Fausto Chermont e filme de Pedro Amaral.

FotoSururu: primeiro encontro de fotografia criativa de Maceió

Os dias 19 e 20 de abril foram muito movimentados na capital alagoana, com a presença de gente de todos os cantos do Brasil, reunidos por um só objetivo: a participação num evento de fotografia criativa com repercussão nacional. O evento caminhou entre palestras no Misa, como a projeção comentada com Jacqueline Hoofendy, fotógrafa do Rio de Janeiro, e oficinas no Museu Théo Brandão, como a de Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia, com mais de 70 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior.

A segunda edição do evento já está confirmada para 2020.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]