Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/12/2018 às 07h11

Cultura

A arte veste Prada

Como o nome do famoso estilista Mario Prada ganhou referência na arte contemporânea mundial

Dora Nunes

Por Dora Nunes

Quando se fala em Prada, a primeira coisa que vem à mente é o famoso brand internacional que contribuiu decisivamente para fazer da Itália um centro da moda. A marca nasceu em 1913, em Milão, pelas mãos do artesão Mario Prada e foi herdada em 1985 pela sua primeira neta, Miuccia, que conseguiu dar uma outra dimensão ao já poderoso nome, criando a Fondazione Prada, uma instituição que nas últimas décadas tem desenvolvido atividades em armazéns alugados e igrejas abandonadas, com a intenção de promover o engajamento cultural com produções em continua evolução. 

Somente vinte anos depois, a Fondazione Prada começou a realizar exposições em prédios próprios, o primeiro deles, um Palácio no Grande Canal em Veneza, inaugurado em 2011, seguido da sede em Milão, inaugurada em 2015 e recentemente, a segunda fase do mesmo edifício, em abril de 2018. A sede milanesa ocupa um espaço total de 19.000m² em projeto assinado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, no qual foi realizada a reconfiguração arquitetônica de uma destilaria construída em 1910 combinando três novas estruturas aos outros sete espaços já existentes. “Essas duas dimensões coexistem, ao mesmo tempo em que permanecem distintas e se confrontam mutuamente em um processo de interação contínua, como se fossem fragmentos destinados a nunca formar uma imagem única e definida, na qual um elemento predomina sobre os demais”, afirma Koolhaas. 

Para o holandês, tais contrastes estabelecem variáveis espaciais. “Velho e novo, horizontal e vertical, largo e estreito, preto e branco, aberto e fechado: esses contrastes estabelecem a variedade de oposições que descrevem a natureza da Fondazione. A complexidade do projeto arquitetônico contribui para o desenvolvimento de uma programação cultural aberta e em constante evolução, na qual a arte e a arquitetura se beneficiarão de seus desafios mútuos ", completa. 

A proposta é proporcionar a livre circulação de ideais entre criadores, administradores e o conselho de curadores – estes últimos provenientes de vários campos da arte e das ciências – responsáveis pela elaboração de atividades em arcos de tempo variáveis que conferem umas ideias de contemporaneidade às exposições. Fazem parte da estrutura espaços para exposições temporárias, que atendem aos calendários pré-estabelecidos e as expo­sições permanentes, nas quais é exibido o acervo artístico da Família Prada, composto com obras dos anos 1950 até a atualidade. Ao adicionar as tendências emergentes às obras de arte do acervo, a instituição encarna definitivamente a sua vocação de se reinventar, respondendo definitivamente à questão que motivou a sua criação: Para que serve uma fundação cultural? A conceituação foi a chave para desenvolver um projeto que escolheu como instrumento de trabalho e de aprendizado um território aberto para novas formas de pensamentos e comportamentos, capazes de transformar o mundo a sua volta. 

Instalações em Milão

O Prédio de ouro – Sem sombra de dúvidas a parte mais vistosa da Fondazione, La Haunted House (a casa dos espíritos) é um dos edifícios que conservam os espaços originais da destilaria. O projeto preservou e reforçou a estrutura e a superfície externa foi coberta com uma camada de folhas de ouro. Se as grandes janelas do edifício sublinham a forte ligação com a paisagem urbana circundante e os edifícios adjacentes, a sucessão dos espaços internos mantém uma dimensão espacial íntima nas exposições permanentes de obras concebidas por Robert Gober (1954) e Louise Bourgeois (1911-2010). A visita ao local é feita mediante reserva por um grupo máximo de 20 pessoas por vez. Devido ao espaço arquitetônico, o percurso deve ser feito pelos quatro andares utilizando as escadas. 

A Torre - é mais uma das três construções que articuladamente constituem o complexo arquitetônico da sede da Fondazione Prada em Milão. O último a ser inaugurado - em abril de 2018 – é um prédio de 60 metros de altura de cimento estrutural branco feito à mão. Cada um dos nove andares oferece uma percepção inédita dos espaços interiores através de uma combinação específica de três parâmetros espaciais: planta, altura e orientação. Metade dos níveis se desenvolve em uma base trapezoidal, os outros em um plano retangular. A altura dos tetos, subindo de baixo para cima, varia entre os 2,7 metros do primeiro andar e os 8 metros do último nível. As fachadas exteriores são caracterizadas por uma sucessão de superfícies de vidro e cimento, de modo que, nos diferentes andares, diferentes condições de iluminação natural, no lado norte, leste ou oeste, e no último andar, o salão de exposição, está equipado com Iluminação zenital, técnica utilizada para permitir que a luz penetre no ambiente. O lado sul da torre tem uma estrutura diagonal no qual é inserido um elevador panorâmico. Nos sexto e sétimo andares funziona um restaurante de 215 m² que oferece uma vista inédita da cidade de Milão. Os outros andares da Torre hospedam o projeto "Atlas". 

ATLAS - é o conjunto de exposições permanentes que reúne obras da coleção Prada em uma série de espaços que apresentam similaridades ou contrastes entre vários artistas. As obras, feitas entre 1960 e 2016, representam um possível mapeamento de ideias e visões que orientou a formação da coleção bem como as colaborações dos artistas que participaram das atividades da fundação ao longo dos anos. "Atlas" apresenta o caminho percorrido entre evoluções pessoais e institucionais, abertos a intervenções temporárias e temáticas, projetos e eventos especiais, com possibilidade de integração com outras coleções e instituições. Desde a abertura da Torre em 2015, a coleção tornou-se uma das ferramentas de trabalho disponíveis para as diferentes configurações do programa cultural da fundação: das exposições temáticas às coletivas, das antológicas aos projetos de curadoria de artistas. 

Bar Luce – Um espaço projetado pelo diretor de cinema americano Wes Anderson, o Bar Luce é uma atração à parte pois recria a atmosfera de um típico café antigo de Milão. Uma abóbada reproduz em "miniatura" a cobertura de vidro da Galleria Vittorio Emanuele , um dos lugares simbólicos de Milão, entre outros elementos da Galeria que são copiados na parte superior do bar, em uma espécie de esquema decorativo. Os móveis, o piso, os painéis de madeira folheados que revestem as paredes e a gama de cores relembram a cultura popular e a estética italiana dos anos 50 e 60, nas quais Anderson se havia já inspirado para realizar o curta-metragem Castello Cavalcanti (2013). Entre outras fontes iconográficas estão, particularmente, duas obras-primas do neo-realismo italiano, ambos ambientados em Milão: Milagre em Milão (1951), de Vittorio De Sica e Rocco e Seus Irmãos (1960) Luchino Visconti. O Bar Luce tem entrada independente e é um dos espaços gratuitos da Fundazione. 

Cinema de graça - Além do bar, outros espaços abertos no pátio são acessíveis sem o pagamento do bilhete, como a sala de cinema de 200 lugares que exibe ciclos dedicados a grandes diretores e a temáticas de arte em geral. 

Outros espaços - Outras exposições são realizadas pela Fondazione Prada em mais dois espaços na cidade de Milão. São eles, a Chiesa Rossa, onde desde 1996 está abrigada uma obra de iluminação do artista americano Dan Flavin. A obra site-specific Untitled, que utiliza luzes verde, azul, rosa, dourada e ultravioleta sugerem a progressão natural da luz da alvorada à noite e podem ser vistas em toda a expansão da igreja. E o segundo, um espaço chamado Observatório, dedica-se a expor mostras de fotografia nos quinto e sexto andares da suntuosa Galeria Vittorio Emanuele, vizinho ao Duomo de Milão. 

Em Veneza – A Ca’ Corner della Regina é um palácio construído entre 1723 e 1728 no Grande Canal da belíssima cidade italiana e também serve como local de exposições da Fondazione. O palácio foi aberto por etapas para a visitação pública em junho de 2011, depois de realizada a restauração de acordo com as diretrizes paisagísticas e do patrimônio histórico de Veneza. 

Serviço

Endereço: Largo Isarco 2 – Milão

Bilhetes: de 8€ a 15€.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]