Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/12/2018 às 07h55

Cultura

Flimar terá exposição fotográfica de alunas negras da rede municipal

Projeto Empodera Menina levará fotos de mais de 30 alunas para a Praça Pedro Paulino

Divulgação

A 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) vai levar para o público uma série de discussões sobre a mulher, entre elas, a mulher negra. E, além dos debates, o público poderá conferir uma exposição fotográfica de alunas negras da rede municipal. Nos dias 14 e 15 fotos de estudantes do Projeto Empodera Menina estarão expostas na Praça Pedro Paulino, a partir das 13h.

O projeto começou no ano de 2015 na Escola Municipal Eleuza Galvão e, este ano, se expandiu para a Escola Municipal Edival Lemos, somando mais de 30 alunas da rede. O intuito é que alunas negras do cabelo crespo possam ser fotografadas para que possam se sentir empoderadas.

De acordo com o curador da 9º Flimar, Denison Queiroz, serão expostos os trabalhos realizados durante todo o ano com alunas das duas escolas municipais, como forma de empoderar as estudantes.

“Será uma exposição de belas meninas deodorenses, que são empoderadas com o cabelo que elas têm. É um projeto que surgiu na sala de aula e hoje se expande para a Flimar. Nós convidamos as famílias deodorenses para que vejam a essa exposição”, disse.

O Projeto

O Projeto Empodera Menina nasceu em sala de aula no ano de 2015, na Escola Eleuza Galvão Rodas, no município de Marechal Deodoro, durante as aulas de Artes, quando a professora Paula Quintino sentiu a necessidade de falar com as alunas sobre a importância da mulher se aceitar da forma que é. Seja através da cor, do cabelo e do corpo.

“Eu tinha muitas alunas negras que não se aceitavam, que não soltavam o cabelo. E com isso fui falando para elas a importância de nós mulheres nos aceitarmos, que o nosso cabelo é nossa identidade. E foi a partir disso, que elas começaram a se sentir livres. A fotografa Alexandra Souza se interessou e deu a ideia de fazer fotografias dessas alunas”, explicou a professora Paula.

Uma vez ao ano, sempre antes da Festa Literária de Marechal Deodoro, as alunas são fotografadas, para que as fotos sejam expostas na Flimar. O projeto não trata apenas sobre o cabelo, mas toda a temática de meninas negras, de mulheres e suas características, seja ela qual for.

“Nosso projeto foi tão bem aceito, que já tivemos casos em que as filhas falaram a respeito do empoderamento em casa, e conseguimos fotografar mãe e filhas. O nosso trabalho teve um resultado muito positivo desde a primeira vez que fizemos exposição das nossas fotos. E isso reverberou muito positivamente no comportamento das alunas na escola”, finalizou.


Fonte: Secom Marechal Deodoro

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]