Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/12/2018 às 20h50

Cultura

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança onze livros inéditos nesta quarta-feira (12)

Onze livros inéditos são lançados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos - Assessoria

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, nesta quarta-feira (12), onze livros inéditos, selecionados a partir do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018 – um dos editais públicos mais aguardados pelos escritores contemporâneos de Alagoas. O lançamento será no Complexo Cultural do Teatro Deodoro e também engloba a Condecoração Viventes das Alagoas, destinada às personalidades que contribuíram para o fortalecimento institucional da empresa.

Do conjunto de onze autores selecionados neste ano, sete realizam o sonho de publicar os primeiros livros de suas carreiras: Ana Iris Santos, Cid Brasil, Fátima Costa, Felipe Benício, João Gomes, Karen Pimentel e Natasha Tinet. Entre os experientes estão alguns autores que já fazem parte do elenco da editora. São eles Amanda Prado, Sara Albuquerque, Sidney Wanderley e Wado.

Nesta edição do edital, foram escolhidos quatro livros de prosa e sete de poesia. Pela primeira vez na história do projeto, criado em 2012, o número de mulheres selecionadas superou o número de autores do sexo masculino.

“Foi uma grata surpresa para todos os envolvidos na organização e análise dos trabalhos inscritos. Por coincidência, todas as escritoras venceram o concurso literário com livros de poesia. Mas, quem estiver esperando livros românticos por parte dessas autoras, estilo ‘água com açúcar’, vai ficar de queixo caído, pois as vencedoras do edital são mulheres jovens, empoderadas, que trazem versos contundentes, contestadores, de forte verve irônica, cada qual com temáticas e linguagens bem distintas. É uma safra poética sofisticada, que promete arrebatar os amantes da boa poesia”, afirma Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial.

Os homens foram os responsáveis pelas obras de prosa escolhidas neste edital, com exceção de Felipe Benício, autor do livro de poesia Do Caos &. O autor Cid Brasil estreia na literatura com um divertido livro de crônicas, intitulado A importância de se chamar Kurt Russel, enquanto João Gomes estreia com o livro de contos A Fábrica de Bonecos de Olinda e Outras Histórias – obra repleta de narrativas bem-humoradas, que circula entre o sarcasmo e a sensibilidade social do autor.

Pelo segundo ano consecutivo, o célebre poeta Sidney Wanderley foi selecionado pelo edital. Desta vez, ele traz um novo livro de prosa, chamado Notas sobre leitura, com reflexões pessoais sobre o conteúdo de diversos clássicos da literatura, lidos pelo autor no período de 2015 a 2017. Sidney Wanderley dedicou parte do conteúdo do livro à publicação de cartas do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, com quem trocou correspondências ao longo de dez anos, na década de 1980.

Já o cantor e compositor Wado, também selecionado sucessivamente, lança seu segundo livro nesta nova safra. Depois do bem-sucedido Água do Mar nos Olhos, o artista traz um livro de aforismos repleto de reflexões aleatórias que versam sobre amor, política, justiça social e demais questões. O título da obra não é fortuito: Caderno de Anotações revela a origem dos escritos, reunidos em vários moleskines, que acompanharam o artista ao longo de seus 12 anos de carreira musical.

As poetisas Amanda Prado e Sara Albuquerque, por sua vez, já possuem publicações com o selo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, mas voltadas para o público infantil, por meio da Coleção Coco de Roda.

Novos editais

Durante a noite do lançamento, o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos Dagoberto Omena fará o anúncio da abertura de três novos editais –  Publicação de Obras Literárias 2019; Coleção Coco de Roda; e Publicação de Obras Não Ficcionais.

Dagoberto Omena explica que esse último é inédito e atende a uma demanda dos escritores alagoanos. “No ano passado, percebemos que vários autores participaram do Edital Para Publicação de Obras Literárias com livros que não eram de gêneros ficcionais, como romance, poesia e contos. Muitos apresentaram excelentes projetos, mas levaram desvantagem por não estarem afinados com o objetivo central do edital. Por isso, decidimos criar um novo edital, destinado a gêneros literários como biografias, livros-reportagem, livros de arte, fotografia e de receita”, ressalta.

Desde o ano passado, o processo de inscrições de livros nos editais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem sido realizado exclusivamente pela internet. O trabalho de análise e seleção das obras inscritas é realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), responsável pela escolha e gerenciamento da equipe de pareceristas, composta por mestres e doutores em Letras e Linguística.

“Vencem as melhores obras, segundo a opinião dos pareceristas. Em nenhum momento, os especialistas sabem quem são os autores dos livros analisados. Isso permite que autores estreantes ou menos conhecidos do grande público disputem em pé de igualdade com autores consagrados”, salienta Dagoberto Omena.

Premiação e anúncios

O evento também marca a entrega da Condecoração Viventes das Alagoas para as personalidades que mais contribuíram com o fortalecimento institucional da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Entre os homenageados estão autoridades, pesquisadores, escritores e funcionários que desempenharam papel de destaque junto à empresa.

Na solenidade, também será anunciada, oficialmente, a certificação ISO 9001:2015 aplicada ao Diário Oficial de Alagoas – o segundo do Nordeste a adquirir o selo.

Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018

Autoras e Autores

Obras

Gênero

Amanda Prado

Pedra Perdendo Seiva

Poesia

Ana Iris Santos

Cavia Porcellus

Poesia

Cid Brasil

A Importância de se chamar Kurt Russel

Crônicas

Fátima Costa 

Valsa Triste

Poesia

Felipe Benício 

Do Caos &

Poesia

João Gomes 

A Fábrica de Bonecos de Olinda e Outras Histórias

Contos

Karen Pimentel

Solidões

Poesia

Natasha Tinet

Veludo Violento

Poesia

Sara Albuquerque 

Giz Morrendo

Poesia

Sidney Wanderley

Notas Sobre Leitura

Prosa

Wado

Caderno de Anotações

Aforismos


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]