Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/09/2018 às 13h30

Cultura

Festas literárias incentivam o hábito da leitura na capital

Comunidade prestigia a Flijaça. - Pei Fon/ Secom Maceió

Em agosto do ano passado, o bairro do Pontal da Barra recebeu a primeira Festa Literária realizada em Maceió, a Flipontal. Após o sucesso do evento, outras duas localidades da capital alagoana foram contempladas com a iniciativa este ano: o conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, e o bairro do Jacintinho. As festas literárias são promovidas com o intuito de despertar na população o hábito da leitura e disseminar a cultura local em comunidades das partes alta e baixa da cidade.

A Festa Literária do Jacintinho (Flijaça), realizada nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto, atraiu milhares de pessoas à Praça do Mirante com uma programação repleta de discussões, palestras, lançamento, venda e troca de livros, exposições artísticas e apresentações culturais. A pedagoga Sideine Araújo, professora do Centro Estadual Cyro Accioly, prestigiou a programação do evento e ficou impressionada com a participação das escolas nas atividades.

“O livro tem que chegar à casa das pessoas e não ficar preso na biblioteca, nas escolas. Ele foi feito para ser lido, manuseado, e esse universo literário criado aqui na comunidade do Jacintinho possibilita isso”, disse.

“Infelizmente, o contato com a leitura ainda é limitado. Então, essa atitude de montar uma estrutura como essa em bairros periféricos da nossa cidade é muito louvável, pois sensibiliza a comunidade para o hábito da leitura. Inclusive, eu espero que aconteçam outras festas literárias em Maceió. Precisamos muito disso”, concluiu.

As festas literárias do Pontal da Barra, Graciliano Ramos e Jacintinho aconteceram por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Para o prefeito Rui Palmeira, o sucesso do evento reflete o entusiasmo das comunidades, que recebem a iniciativa de braços abertos.

“É muito bom perceber que a população maceioense, sobretudo, a do Jacintinho, que é um dos nossos bairros mais populosos, tem sede de cultura. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho realizado em equipe”, destacou o prefeito.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, destaca a importância dessa iniciativa para a formação dos alunos das escolas públicas da capital. “As festas literárias interagem de uma forma muito positiva com as nossas escolas e, sem dúvida alguma, os alunos ganham muito com isso. É um momento ímpar para a formação deles fora da sala de aula”, contou.

Em novembro deste ano, o bairro do Pontal da Barra deve receber mais uma festa literária, mas outras comunidades de Maceió também deverão ser contempladas com a iniciativa nos próximos meses.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]