Dólar com. 5.1182
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/09/2018 às 19h30

Cultura

Entidade internacional se dispõe a ajudar na recuperação de museu

Tânia Rego/Agência Brasi

O Conselho Internacional dos Museus (cuja sigla em inglês é Icom), que reúne 27 mil integrantes de 150 países, 114 comitês nacionais e 30 comitês internacionais, informou hoje (3) que se empenhará para colaborar na superação das perdas causadas pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Pelas estimativas iniciais, serão necessários R$ 15 milhões.

Em nota, o Icom destacou a mobilização em parceria com o Comitê Permanente sobre Gestão de Riscos de Desastres (DRMC), e os comitês Internacionais para Museus Universitários (UMAC), Documentação (CIDOC) e História Natural (NATHIST).

“Neste dia sombrio, não apenas pela herança brasileira, mas também pelo patrimônio mundial, queremos reiterar nossa crença inabalável na resiliência e profissionalismo dos funcionários de museus do Brasil e nossa fé em sua capacidade de se recuperar desse evento doloroso.”

A nota do Icom detaca a “profunda tristeza” provocada pelo incêndio devastador: “O maior museu de história natural da América Latina e a instituição museológica mais antiga do Brasil”.

Segundo o Icom, o único alívio é que o incêndio não provocou vítimas. Mas a instituição lamentou a perda da maior parte do acervo do museu. “Estamos aliviados que este desastre não causou nenhuma morte. Lamentamos a perda da inestimável do acervo do museu.”


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]