Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
02/09/2018 às 14h30

Cultura

Vidas Secas completa 80 anos e legado do escritor Graciliano Ramos é destaque na imprensa nacional

Palmeira dos Índios também é projetada pelo potencial cultural e histórico

O escritor alagoano Graciliano Ramos deixou um grande legado cultural para o mundo, a partir dos livros que escreveu, e também político. Ele nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, e em 1910 mudou-se com a família para Palmeira dos Índios. Em 1927 foi eleito prefeito da cidade, assumiu o cargo em 1928 e renunciou em 1932. Apontado como o melhor escritor de ficção do Modernismo, um movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas, foi com a obra Vidas Secas, escrita entre os anos de 1937 e 1938, que o alagoano mostrou para o mundo os problemas sociais do Nordeste.

Lembrado este ano pela imprensa nacional como O Estadão, IstoÉ, Estado de Minas e Uol, o livro, traduzido em três idiomas, vendeu mais de 10 milhões de cópias e, em 2018, completa 80 anos da primeira publicação. Ilustrado pela editora José Olympio, o título original era “Um Mundo Coberto de Penas”, mas José Olympio e o irmão Daniel Ramos convenceram Graciliano a mudar o título comprido para Vidas Secas. Considerada a obra mais importante do escritor, ela foi inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida dos retirantes. Vidas Secas, narrada na 3ª pessoa, conta a vida do pai de família Fabiano e a cadela Baleia, considerados os personagens mais famosos da literatura brasileira, a fuga da família, a desonestidade do patrão, a arbitrariedade da classe dominante, impossibilitada de adquirir o mínimo de sobrevivência, além de destacar a sociedade e o governo injustos.

A partir da homenagem que a imprensa do país prestou a Graciliano Ramos e à obra Vidas Secas, Palmeira dos Índios também ganhou destaque. O Governo Municipal trabalha para resgatar o legado cultural e histórico do município, que foram ignorados por gestões passadas. No ano passado, a I Festa Literária de Palmeira dos Índios (FliPalmeira) e a Semana Graciliano Ramos reuniram centenas de escritores, artistas e intelectuais brasileiros que voltaram os interesses para o município e, consequentemente, para a vida e obra de Graciliano. Com os casarios, museus e casarões, Palmeira é uma cidade que respira cultura.

Desde o início de 2017, o prefeito Júlio Cezar e toda a equipe de governo trabalham para manter viva a memória de Graciliano na cidade, que há muito tempo estava esquecida. “Uma de nossas primeiras ações, na área cultural, foi devolver à população a Casa Museu Graciliano Ramos. Tratamos de fazer uma rápida reforma no auditório da Casa e muitos eventos de música, teatro, palestras e apresentações cinematográficas têm sido realizadas lá. A Casa Museu, onde abriga os pertences e a história de Graciliano, a casa onde ele viveu com a família, estava totalmente desprezada. Tratamos de reverter a situação e o Iphan nos ajudou a revitalizar a Casa e, em breve, vamos inaugurar um espaço totalmente novo e moderno, como merece Graciliano, a família dele que visita a nossa cidade e a população”, afirmou o prefeito Júlio.

E continuou. “Vivemos em uma cidade que respira cultura e que tem um legado incrível em vários setores das artes. Para citar apenas alguns exemplos, temos o Jofre Soares na dramaturgia, a viúva Porcina, que virou personagem de novela, o cantor Carlos Moura e tantos outros palmeirenses que brilham na música do nosso estado e no Brasil como Jacinto Silva e o nosso Graciliano. Mesmo ele não tendo nascido aqui, foi nesta terra que ele escreveu livros, foi prefeito e formou sua família. Estamos muito felizes por ele e Palmeira terem sido lembrados pela imprensa nacional. A nossa luta é para que a memória dele, e de tantos outros que nos orgulham, não morra. Graciliano Ramos estará, para sempre, marcado em nossas vidas e na história da literatura brasileira que ele tanto nos representa”, finalizou o prefeito.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]