Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
24/08/2018 às 20h40

Cultura

Escola Dom Helder comemora o Dia do Folclore

Assessoria

Repleta de personagens que representam a diversificada cultural do nosso país, a Escola Municipal Dom Helder Câmara, localizada no bairro do Feitosa, promoveu nessa quinta-feira (23), a culminância das atividades comemorativas ao Dia Nacional do Folclore.

A programação lúdica retratou os personagens típicos do folclore brasileiro, como o sací pererê, mula sem cabeça, boitatá, lombisomem, boto, a cuca, bumba meu boi, e envolveu a comunidade escolar em atividades de dança, música, mostras de vídeo e apresentações teatrais.

Kauã Wellington Souza, da 2ª série do ensino fundamental, disse que “Folclore é tudo aquilo que vem do povo” e justificou falando das comidas que ele não conhecia, “rapadura é um doce feito do caldo da cana e agora vou poder experimentar”, disse entusiasmado. Maria Eduarda, aluna também da 2ª série se mostrou encantada com a lenda da vitória-régia, de origem indígena.

A professora Adenice Omena, do 2° ano, esclareceu que trabalhar com folclore na escola tem valor social, histórico e social. “O folclore aproxima cada um da história da sua região e de certa forma termina também aproximando o indivíduo da sua história. Abordar essa temática em sala de aula ajuda os alunos a construírem sua própria identidade”.

Adenice disse também que o Folclore apresenta uma diversidade de temas muito grande que pode ser trabalhado de forma motivadora. “Você vai apresentando cada uma das temáticas e vai percebendo o interesse e o entusiasmo dos alunos e a partir daí você pode trabalhar muitas outras coisas, de acordo com o interesse dos alunos. Nessa curiosidade surgiu o interesse pelas comidas típicas, ritmos musicais, entre outros”, reforçou.

A diretora da escola, Quitéria Justino falou do entusiamo dos pais presentes na culminância do projeto. “A temática do folclore foi trabalhado em sala de aula com todas as turmas. Quando eles fazem as apresentações no pátio da escola a gente se emociona com a participação e o brilho nos olhos dos nossos alunos, todos encantados com as cores e os personagens retratados por eles mesmos. Isso tudo com os pais prestigiando seus filhos. É muito gratificante”, concluiu.

A banda da escola, fruto de um projeto musical desenvolvido com os alunos, foi responsável pela animação da festa.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]