Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/06/2018 às 11h15

Cultura

Escolas se apresentam no primeiro dia do concurso de quadrilhas

Ascom Semed

A apresentação da dança junina da escola Ruth Quintella abriu o 17º Concurso de Quadrilha Matuta das escolas da Rede Municipal de Educação. O evento que é realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), teve início no dia 4  e vai até 6 de junho, no Centro Esportivo e Cultural do Sesc- Poço, a partir das 17h.

O objetivo é valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações culturais do nordeste – a quadrilha junina tradicional. Este ano se apresentam 12 quadrilhas que competem nos quesitos originalidade, desempenho, animação, marcação e pontualidade.

As escolas Ruth Quintella, Lenilton Alves, Hévia Valéria, Silvestre Péricles, Antídio Vieira e o Grupo de Dança Folclórica da 3ª idade do Sesc Poço foram as atrações do primeiro dia do concurso.

Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, é muito importante os alunos vivenciarem essa tradição popular junina. “Esse é o momento no qual nossas crianças podem abrilhantar e aprender o que é de fato essa cultura nordestina que a rede tão bem sabe fazer, cultivar e manter”, afirmou a gestora.

Resgatar a cultura, difundir e não fazer com que ela seja esquecida é, para a coordenadora de programas suplementares da Semed, Edileuza Maciel, o retrato da identidade nordestina. ” Promover essa cultura na escola é essencial porque faz parte de nossa identidade. Trabalhamos isso no currículo da escola e é realmente um trabalho muito importante, pois não é só dançar por dançar, mas aprender seu contexto”, destacou.

“Quando a coreografia, a dança e os passos são produzidos pelos próprios alunos, a festa fica com um gostinho mais que especial”, define a diretora da escola Antídio Vieira, Roseane Bezerra. ” Tudo foi pensando pelos alunos da minha escola”, completou a diretora.

O aluno Márcio Ricardo Gomes da Silva, do 8º ano da escola Hévia Valéria disse que, apesar do pouco tempo que teve para ensaiar, a escola teve um desempenho excelente. “Foi pouco tempo, mas demos o nosso máximo. Fizemos o melhor e esperamos ganhar”, disse confiante.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]