Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
30/05/2018 às 22h00

Cultura

Artesanato alagoano ganha destaque em coluna da revista Casa Vogue

Jonathan Lins

Depois de dois anos de expedição, percorrendo ateliês de artesãos do litoral ao sertão de Alagoas, a coleção Alagoas Feita à Mão realizada pelo designer Rodrigo Ambrósio, a convite da Sedetur, repercute na imprensa nacional. Dessa vez, o trabalho foi publicado na coluna Design do Bom, pela jornalista Winnie Bastian.

A matéria fala sobre a sinergia entre o design e o artesanato, ressaltando como a união das duas vertentes pode ser fértil. No texto, a jornalista ressalta a coleção Alagoas Feita à Mão, realizada por Rodrigo Ambrósio, a convite do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

A coleção é fruto de uma expedição realizada pelo designer, com a equipe da Sedetur, que percorreu grande parte dos cento e dois municípios de Alagoas. O trabalho uniu duas tipologias artesanais, de duas comunidades diferentes, em cada peça; ao todo foram elaborados seis produtos utilitários para serem presentes governamentais oficiais.

A ideia do projeto é capacitar os artesãos para projetos inovadores, sustentáveis e de alto potencial comercial, como narra a reportagem.

“Essa iniciativa se mostra ainda mais importante quando se leva em conta a relevância do artesanato no contexto econômico de Alagoas: segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o estado conta com 13.300 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – e destes, mais de cerca de 60% vivem somente da produção artesanal. Mais do que criar uma demanda de trabalho com a encomenda dos presentes governamentais (que serão adquiridos em lotes de 100 peças de cada modelo, diretamente dos artesãos), a ideia do projeto é também capacitar os artesãos para ideias inovadoras”, descreve a jornalista.

A publicação da revista está disponível neste link.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]