Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/05/2018 às 14h00

Cultura

Livro Trem para Branquinha enfoca o Nordeste açucareiro em memória familiar

Título da Cepe tem lançamentos programados para Maceió e Recife em maio e junho

Em O Trem para Branquinha, dos engenhos às usinas de açúcar no Nordeste Oriental: histórias familiares (1796-1966), livro do professor, economista e escritor Gustavo Maia Gomes, narrativas biográficas se entrelaçam a fatos históricos tecendo um registro social, econômico e político da região, sobretudo, dos séculos XIX e XX. A obra, que sai com o selo da Companhia Editora de Pernambuco(Cepe), marca a estreia do autor como historiador e já tem lançamentos agendados para Alagoas e Pernambuco. Em Maceió, o título será apresentado nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, na Livraria Leitura do Parque Shopping. No Recife, a noite de autógrafos acontecerá no dia 5 de junho, na Livraria Jaqueira, também a partir das 18h.

O livro tem prefácio da presidente da Fundação Gilberto Freyre, Sônia Freyre Pimentel, que o considera uma importante fonte para o estudo açucareiro. “A fartura de citações toponímicas, fotografias, endereços comerciais, árvore genealógica familiar e outras mais, servirão hoje e muito mais no futuro ao estudo da sociedade do Brasil”, destaca. Aborda, em suas 564 páginas, as transformações do Nordeste canavieiro,dos engenhos às grandes unidades agroindustriais de açúcar, a decadência econômica rural e a evolução urbana, resgatando e contextualizando a saga de sua família, majoritariamente de proprietários engenhos de açúcar, fazendas de cana e usinas.

O Trem para Branquinha (nome da cidadezinha alagoana onde estão fincadas as raízes dos Maia Gomes) inicia a viagem histórica em 1796, mas dá destaque ao período compreendido entre 1811 (nascimento de Maria Madalena da Silva, sua trisavó materna) a 1966 (morte de Nominando Maia Gomes, avô paterno). “Tive como ponto de partida e fio condutor o reconhecimento de que as vidas dos meus parentes não transcorreram em um vácuo, nem se perderam na absoluta inexpressividade. Elas foram não apenas influenciadas pelos já referidos acontecimentos e circunstâncias políticos, econômicos e culturais; mas também ajudaram a produzir esses mesmos acontecimentos e a manter ou modificar as respectivas circunstâncias”, assegura o autor.

Ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ex-secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (1991), Gustavo Maia Gomes é um estudioso das questões regionais nordestinas e é autor de livros nesta temática, como Política Agrícola no Nordeste (1970),Conflito e Conciliação, Economia de Pernambuco (org.; 2006) e Política Regional no Mundo Contemporâneo (2011).

SERVIÇO:

Lançamento do livro O Trem para Branquinha - Maceió

Data: 24 de maio, quinta-feira

Horário: 18h

Local: Livraria Leitura - Parque Shopping Maceió

Endereço: Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5945

Lançamento do livro O Trem para Branquinha – Recife

Data: 05 de junho, quinta-feira

Horário: 18h

Local: Livraria Jaqueira

Endereço: Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira

Valor do livro: R$ 60,00 e 18,00 (e-book)


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]