Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
14/03/2018 às 19h40

Cultura

IMA/AL lança revista técnica com informações sobre a biodiversidade alagoana

Divulgação

Com a ideia de reunir trabalhos técnicos sobre a biodiversidade existente em território alagoano, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lança nesta quinta-feira (15), às 10h, em sua sede, a revista AmbientAL. Junto com o lançamento será divulgado o endereço eletrônico com as instruções para recebimento de manuscritos que deverão compor a segunda edição.

A revista pretende preencher uma lacuna existente: a reunião de informações e estudos produzidos a partir de temas relacionados ao meio ambiente no Estado. Até o ano de 2017, ainda não havia sido publicado um periódico que pudesse, ao mesmo tempo, reunir manuscritos – artigos teóricos, resenhas de livros, de teses ou dissertações, relatos de experiências de pesquisa ou estudos de caso em Alagoas – e disponibilizar o conteúdo para um número maior de pessoas, colaboradores ou não do órgão.

No lançamento será apresentada a primeira edição, que reúne oito artigos e um relato de caso, redigidos por colaboradores do IMA/AL, como forma de tornar público trabalhos realizados pelos técnicos do órgão.

Os oito artigos foram desenvolvidos sobre as seguintes temáticas: as alterações espaciais na cobertura vegetal nativa da Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro (Resec de Roteiro) e seu entorno, localizada em terras dos municípios de Roteiro e Barra de São Miguel; a criação de uma área de exclusão na Piscina do Amor; o mapeamento das áreas com aptidões ambientais à preservação sob o ponto de vista do meio físico na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

Ainda, o trabalho de implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) - registro público eletrônico de âmbito nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais em Alagoas;  listagem das plantas vasculares do Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre - a primeira Unidade de Conservação Estadual de Alagoas no domínio da caatinga; o Índice de estado trófico na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú; os índices de qualidade da água da barragem Bálsamo, em Palmeira dos Índios; as perspectivas de estudos sobre as macroalgas marinhas do Estado de Alagoas, a partir da coleção histórica ficológica.

Além dos artigos, a revista traz um estudo de caso sobre a utilização do leite de soja na dieta de um filhote de preguiça-comum (Bradypus variegatus).

O prazo para recebimento de manuscritos inicia na quinta-feira (15) e segue até o dia 15 de junho. A participação é aberta para qualquer pessoa, desde que o trabalho esteja localizado dentro do Estado e da temática da revista. O endereço eletrônico, onde estarão disponíveis as instruções, será divulgado junto com o lançamento.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]