Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
01/03/2018 às 10h00

Cultura

Mostra Internacional de Teatro chega a São Paulo com produções de nove países

Com artistas de nove países, chega hoje (1º) à capital paulista a quinta edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT). Um dos espetáculos que abre a primeira noite do festival é o Suíte n°2, que leva ao palco 15 idiomas, passando pelo francês, língua nativa do diretor Joris Lacoste, e atravessa o mundo com o chinês, russo e sânscrito. O trabalho faz parte de um projeto maior - a Enciclopédia da Fala – que desde 2007 pesquisa diversos discursos ao redor do planeta e o impacto deles na realidade.

A relação com a palava é um dos eixos da mostra deste ano, que conecta o Suíte nº2 com o único trabalho brasileiro na parte internacional do festival, a performance A Gente se Vê por Aqui, de Nuno Ramos. Nele, dois atores, com fones de ouvido conectados ao vivo com a programação da Rede Globo, interpretarão os programas televisivos por 24 horas. Para o curador do MIT, Antonio Araújo, apesar de Ramos ter um trabalho que vem das artes plásticas, o projeto se conecta bem com o festival.

Várias linguagens

“A gente pensa teatro como uma cena expandida”, afirma Araújo para explicar que apesar do nome da mostra trazer a ideia do foco no teatro, a ideia é contemplar trabalhos que façam interaçaõ com diversas linguagens, como a música e a ópera. “Nesse sentido, cabe totalmente o trabalho do Nuno. Uma performance feita, inclusive, com atores”, acrescentou.

A programação internacional é formada por dez montagens. Além disso, há uma plataforma voltada para a internacionalização de produções brasileiras, com 11 projetos de São Paulo, do Rio de Janeiro, Paraná, de Pernambuco, Brasília e Minas Gerais. Os trabalhos serão assistidos, segundo Araújo, por programadores de diversas partes do mundo, com a intenção de que os espetáculos possam ser apresentados no exterior.

Conquistas e dificuldades

Ao mesmo tempo, o curador ressalta que este ano foi possível concretizar a intenção de trazer para a programação espetáculos com renome fora do país. “Tem alguns trabalhos com os quais a gente dialoga há muitos anos, que a gente nunca tinha conseguido trazer, que é o caso do Krystian Lupa e do Marthaler”, exemplificou.

A montagem King Size, dirigida suíço pelo suíço Christoph Marthaler, explora sons, canções e músicas dissonantes, interpretadas por um homem e uma mulher em um cenário de quarto de hotel. O polonês Lupa comanda uma adaptação do livro Árvores Abatidas, de Thomas Bernhard. A história parte de um jantar de reencontro de um velho grupo de artistas. Os 13 personagens dialogam sobre temas como o papel da arte e a liberdade.

Apesar de destacar a qualidade das produções deste ano, o curador lamenta que as dificuldades de captação de recursos tenham reduzido o tamanho da mostra nos últimos dois anos. “Este ano, novamente, a gente teve retração de custos. Mas a gente está conseguindo fazer uma mostra com bastante peso, está resistindo e lutando para que a mostra possa continuar acontecendo”.

A programação completa da MIT pode ser vista na página http://mitsp.org/2018/


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]