Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/02/2018 às 23h30

Cultura

Exposição leva feira cultural ao Iphan a partir de sábado

Mané do Rosário, folguedo popular do Povoado de Poxim, estará presente no lançamento da exposição. - Acervo do projeto Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas

A exposição É Dubangüe estreia no próximo sábado (24) trazendo uma programação que integra apresentações culturais, oficinas, projeções audiovisuais, culinária e artesanato. O lançamento acontecerá na Casa do Patrimônio e sede do Iphan Alagoas, localizada na Rua Sá e Albuquerque, no histórico bairro de Jaraguá.

Contemplado pelo edital Eris Maximiano, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o projeto é fruto de uma grande pesquisa sobre o patrimônio imaterial alagoano, realizada entre os anos de 2015 e 2016 pelo grupo Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A exposição será feita em formato de feira e pretende unir a cultura popular e as mídias. “As feiras têm um papel importante para esta exposição, porque, durante as pesquisas, foram nesses espaços que encontramos indicações para ir atrás das manifestações de artesanato, dos ofícios e das celebrações. É um lugar de troca”, explica Maria Angélica da Silva, coordenadora do grupo Estudos da Paisagem.

Depois da festa de lançamento, que acontecerá no sábado (24), a exposição “É Dubangüe” ficará aberta ao público entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, das 16h às 21h.

Confira a programação especial de abertura (24 de fevereiro):

16h – Oficinas: Trupé de coco de roda, com Os Verdelinhos (Maceió); Cerâmica, com D. Irinéia (Povoado Muquém, de União dos Palmares); Máscara, com Sebastião Rolien – Os Bandos (Povoado Tapera, Anadia).

17h às 21h – Apresentações culturais:  Coco de roda com Os Verdelinhos (Maceió); Mané do Rosário (Povoado do Poxim, Coruripe);  Maracatu com o Coletivo Afrocaeté (Maceió);  Trio de forró Fidellis e Cabroeira (Maceió).

16h às 21h – Venda de comidas típicas e artesanatos.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]