Dólar com. 5,324
IBovespa 0,88
13 de julho de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Brasil registra 631 mortes por covid-19 em 24 horas
24/05/2020 às 17h37

Blogs

O aqui e agora: a única opção para viver inteiramente

A busca do equilíbrio não pode ser apenas momentânea, é diária e requer uma observação perene para nos situar no aqui e agora.

A Gestalt-Terapia, abordagem terapêutica que abracei, tem como pressuposto o aqui e agora, significando que as emoções, as memórias, as dores, as alegrias devem ser sempre vivenciadas no aqui e agora, não no passado vivido. Utilizamos, na prática terapêutica, uma constante atualização de tudo que foi experienciado. No agora vivemos e no aqui estamos e esta percepção nos dá as ferramentas necessárias para nos utilizarmos do nosso presente verdadeiramente. 

Indiscutível que não é uma prática simples e fácil, ela requer um exercício constante de atualização, de percepção de onde estamos, o que somos e o que fazemos. A busca do equilíbrio não pode ser apenas momentânea, é diária e requer uma observação perene para nos situar no aqui e agora.

Os nossos momentos não precisam ser vividos com as lembranças do ontem e os sonhos do amanhã, mas isto não significa que devemos esquecer as lições aprendidas no passado e nos abstermos de termos sonhos para um futuro, mas se ficarmos presos no ontem e no amanhã, jamais viveremos o nosso agora, não viveremos a emoção do hoje e dos presentes que ele nos oferece.

O presente é único, é tudo aquilo que temos verdadeiramente, só no presente existimos e é, no presente, onde todos os nossos sentidos estão alertas para vivermos as nossas emoções. Uma vida sem estar atualizada no aqui e agora, não é vivida, é recordada e projetada e mais, é uma vida sem cores e sensações. 

Suas experiências só podem ser relatadas se forem sentidas no momento em que as viveu, sua memória só pode ser resgatada se você esteve por inteiro no momento que aconteceu, nada, nada mesmo pode ser revivido se não foi inteiramente vivido. Só estando presente, vivendo o aqui e agora você terá emoções para recordar. 

Estar no aqui e agora é estar onde a consciência e a percepção se aliam no momento presente para facilitar e propiciar o nosso crescimento pessoal. Não podemos viver verdadeiramente se não estivermos presentes no nosso agora, experienciando tudo aquilo que a vida nos oferece no momento. 

Experimente presentificar as suas emoções, perceba como e onde pisa, sinta o que está sentindo, não escamotei, viva o agora com intensidade, não observe, viva, aproveite da sua vida o que ela lhe oferece, não se concentre no que lhe falta e sim no que você é e tem, assim, desse jeito, sua vida não vai ser desperdiçada e sim sentida em toda a sua plenitude.


Psicóloga Meg Oliveira por Meg Oliveira

Psicóloga Clínica, pós-graduada em Gestalt Terapia. Formação em Vegetoterapia, Psicoterapia Breve e Massoterapia. Atuando há 28 anos como Psicóloga Clínica. Procuradora aposentada do Poder Judiciário.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]