Dólar com. 5.0723
IBovespa 0.58
05 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Chuvas no RS: mais de 10 mil pessoas foram resgatadas
13/04/2024 às 18h15

Blogs

Renan em declínio

Ag Senado


PARA REFLETIR -E o ministro Renan Filho, que recebeu mais de quatro milhões de indenização da Braskem, não vai depor na CPI?

Renan em declínio

O senador Renan Calheiros vive um dos piores momentos de seu conturbado mandato. Com seu protagonismo em frequente declínio no Congresso, onde reinou como o todo poderoso, a cada dia sua liderança se esvai e hoje e se resume a um reduzido número de parlamentares. No entorno do presidente Lula e na cúpula do PT, o velho senador sofre muitas restrições. Pelo andar da “caravana” Calheiros, diante de sua crescente rejeição local, pode estar vivendo seu último mandato como senador. É a velha e infalível lei do retorno.

Fatos da Ditadura

"Eu ainda sinto ódio", conta Almino Affonso, recordando o sentimento que o dominou no instante em que Moura Andrade pediu a palavra e declarou vaga a Presidência da República — alegando falsamente que o presidente, João Goulart, havia abandonado o governo. Na memória do ex-ministro, ficaram dois gestos de resistência. A voz de Tancredo Neves gritando: "Canalha! Canalha! Canalha!". E o deputado Rogê Ferreira que, valendo-se de sua destreza de atleta, rompeu a barreira da guarda pessoal e, frente a frente com Moura Andrade, cuspiu nele

Nordeste continua Lula

Pesquisa Genial/Quaest mostra que a avaliação ao trabalho do presidente Lula recuou de 54% para 51%, entre dezembro de 2023 e o final de fevereiro. Já a desaprovação passou de 43% para 46% nesse período. Considerando-se a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais, há praticamente um empate técnico entre a aprovação e a rejeição, situação inédita desde o início da série histórica em fevereiro de 2023. É a pior avaliação registrada pelo atual governo nesse período. A aprovação do presidente recuou em todas as regiões, com exceção do Nordeste.

Abranda que eu gosto

A lei penal brasileira necessita passar por uma reforma para acabar com tantos benefícios em favor de réus comprovadamente culpados.

Mas como essas leis são feitas por aqueles que frequentemente incorrem em crimes tem acontecido exatamente ao contrário: o abrandamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que determina a proclamação imediata da decisão mais favorável ao réu no caso do julgamento acabar empatado nos tribunais.

A medida vale mesmo que o julgamento tenha ocorrido sem a totalidade dos integrantes do colegiado. A lei também permite a expedição de habeas corpus de ofício. Não houve vetos presidenciais ao texto

IMA, um exemplo

Estive na sede do IMA esta semana para tratar de assuntos institucionais e constatei fatos que elevam o conceito do órgão ambiental do estado. Com uma moderna sede, muito bem instalada, uma equipe técnica com o mais alto preparo, sob a liderança do presidente Gustavo Lopes, um executivo com uma consciência ambientalista modelar.

O IMA/AL conta com um Herbário com mais de 66 mil registros de plantas vasculares, briófitas e algas marinhas, detendo assim a coleção mais representativa da Flora de Alagoas.

O acervo, também é significativo quanto às plantas relevantes aos principais biomas que compõem o estado, a Caatinga e Mata Atlântica.

Apoio ao criminoso

A Câmara dos Deputados manteve, por 277 votos favoráveis, a prisão em flagrante e sem fiança do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), detido no dia 24 de março pela Polícia Federal sob acusação de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. Houve 129 votos contra a prisão e 28 abstenções.

Para envergonhar os alagoanos, três deputados votaram para que fosse concedida a liberdade ao criminoso, Marx Beltrão, Del Fábio Costa e Luciano Amaral.

Rui Palmeira

Tão logo deixou o cargo de secretário, para concorrer como candidato a vereador o ex-prefeito Rui Palmeira botou o pé na estrada, descendo e subindo grotas, que ele construiu em seu mandato e mantem um forte potencial de apoios, pelo povo grato as ações de inclusão social. Onde chega a receptividade é grande e calorosa. Trazendo consigo e marca de um politico honesto e que fez muito por Maceió, poderá o candidato mais votado nesta eleição.

Diga com quem andas

As alianças políticas têm que ter um limite. Se governa uma cidade com os melhores quadros e o governante tem que demonstrar que não tem conivência com nenhum tipo de irregularidade. Pessoas que trazem a marca da corrupção ou do banditismo político não podem ser mostradas ao lado do candidato, pois o contamina. Não adianta apenas ter votos, mas acima de tudo, somar para o lado moral, embora seja muito rara essa espécie.

A chapa dos vereadores do prefeito radialista Júlio Silva (Palmeira dos Índios) está sendo chamada, chapa da morte. Por que?

 Dose dupla. O deputado Rafael Brito (MDB) votou por manter a prisão de Chiquinho Brazão, na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário.



Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]