Dólar com. 5.1845
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
12/01/2024 às 14h00

Blogs

Lean Araújo


PARA REFLETIR - O povo quer honestidade na política, mas as pessoas não sabem ser honestas com o próximo. A política é o reflexo do seu povo.

As vítimas do turismo

Pescadores, pequenos comerciantes e muitas famílias de nativos da região Norte, em especial Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, foram literalmente expulsos de seus “habitats”, pela especulação imobiliária e a ganância  empresarial de famílias ricas. Afastados de seus convívios de origem, se distanciaram do mar e da pesca, dando lugar a mansões, pousadas e hotéis de luxo. Suas vidas viraram de cabeça para baixo e passaram a conviver com a miséria, a fome e o abandono. As promessas feitas que seriam amparados, teriam moradia, assistência e empregos com a chegada do turismo, nunca foram cumpridas. 

Lean Araújo

Por consenso o procurador Lean Araújo, vai comandar o Ministério Público do Estado, quando da saída do atual ocupante, Márcio Roberto Tenório, que vai ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.

Lean Araújo firmou-se como um dos mais valorosos quadros da instituição, com uma história laureada de princípios de dignidade e seu compromisso com o interesse público, desde sua entrada no MP até hoje. Exerce uma grande liderança entre seus pares e um enorme conceito junto ao meio jurídico e a sociedade alagoana.

Esse é o jogo

Na política não é raro os princípios serem colocados de lado, quando se busca conseguir os próprios interesses. Sempre foi assim e não vai mudar. O papelão desempenhado por Marta Suplicy contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, mostra esse lado infectado e tão usual no meio. Secretária prestigiada na administração paulistana, amiga intima da família, não hesitou em aceitar o aceno petista, para ser vice na chapa de Guilherme Boulos, cujo desfecho colheu Nunes de surpresa e sem aviso prévio. Os petistas não gostam de Marta Suplicy, mas o presidente Lula gosta, então todos terão que gostar. Esse é o jogo.

Ganhando todas

Início de ano, momento para começar e recomeçar. Por aqui a pauta da Braskem parece volta dominar o noticiário e as intrigas entre os políticos locais, em busca puramente de visibilidade e votos. As arengas retomam seus espaços, todos ou quase todos contra o bem avaliado prefeito de Maceió, JHC, candidato a renovar o mandato com amplas chances de vitória. Até aqui o prefeito tem vencido todos os confrontos (políticos e jurídicos) e o chefete da oposição, senador Renan Calheiros não se cansa de apanhar. Aliás o tal anda de crista baixa ultimamente, que até dá pra desconfiar. Está armando o que?

Galba Netto

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, tem tido um bom desempenho no comando na condução daquela casa legislativa, obtendo importantes avanços institucionais e angariando o respeito e reconhecimento de colegas das mais diversas tendências políticas. Jovem, com boas ideias e cumpridor da palavra, tem ajudado o prefeito JHC em pautas de interesse público e importância para a capital. Bem articulado, com destino e vocação para a política, certamente lhe são reservados voos bem mais altos. Ouvi dele uma frase de muita maturidade: “Então eu faço política convicto de quais são meus objetivos e o legado que preciso deixar. Eu não estou disposto a fazer qualquer coisa, pagar qualquer preço, para continuar na política”.

A perereca da moça

Não assisto e nunca assisti um episódio do Big Brother Brasil, até em respeito à minha inteligência, mas como leitor não posso deixar de certa forma acompanhar o que se fala nos jornais e nas redes sociais, sobre esse “reality bizarro”, com cara de “documentário pornô”, líder em audiência na televisão brasileira. Um trecho que li dizia assim, sobre a fala da modeloYasmin Brunet, na estreia do programa: Eu tô metendo minha mão na minha perereca, tipo, com gente olhando fora, com gente olhando dentro, com gente olhando do outro lado do vidro. É muito difícil lavar a perereca, put* que pari*”. Os participantes são filmados 24 horas por dia, com roupa ou sem. Tirem os menores da sala, está só começando.

Ricardo Neto

A imprensa alagoana viveu um triste abalo essa semana com a morte de mais um combatente da minha geração. Ricardo Neto (o nosso Pirão de Ovo) partiu e deixou muita saudade e lições. Vindo dos Diários Associados, em São Paulo, correndo da execrável Ditadura Militar, por ele fui acolhido no velho casarão do Jornal de Alagoas, já com a função de editor de política, iniciando minha longa trajetória na imprensa alagoana. Cuidou de mim e “segurou a barra” algumas vezes, quando os militares tentaram me “pegar”. Largou a imprensa e foi cuidar de suas empresas na área do turismo. De vez em sempre nos falávamos e ele sempre me saudava .... “Dom Pedrito”. Por que os bons se vão?

José Carlos Malta

O poder judiciário de Alagoas ficou menor esta semana com a aposentadoria compulsória do desembargador José Carlos Malta Marques, um homem probo, um santanense apaixonado por sua terra, honrou a magistratura alagoana com sua história e sua brilhante inteligência. Fiquei feliz ao saber que os seus conterrâneos não o querem deixar “sossegar” e já formam fileiras, para o convencer ser prefeito de Santana do Ipanema. O conheço muito e sei que ele não é de enjeitar missão, principalmente quando se trata de servir ao povo. Vamos em frente. 

Pílulas do Pedro

Tudo pronto para começar a CPI da Braskem. Lona e picadeiro estendidos e em fevereiro vamos assistir.

Tem prefeito por aí morrendo de medo. Se perder a eleição vai despachar na prisão.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]