Dólar com. 5.1132
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
26/12/2023 às 10h40

Blogs

Ronaldo Lessa

PARA REFLETIR :"A corrupção é a maior invenção política. Tão grandiosa que, se acabar, acabam os políticos".


Ronaldo Lessa

Conheci Ronaldo Lessa ainda vereador de Maceió, quando o meu cunhado e seu “escudeiro”, Luís Abílio, nos apresentou. Nem sempre votei com ele, mas as vezes que o fiz, não me arrependi. A seu convite fui secretário da Frente Nacional de Prefeitos, em sua eficiente gestão na entidade. Participei ativamente de sua campanha ao governo (1998) e no ano seguinte ao tomar posse me nomeou secretário-adjunto do Gabinete Civil, de onde sai para ocupar o cargo de Diretor Geral do Tribunal de Contas, órgão ao qual eu era vinculado desde o ano de 1971.  Divergimos algumas vezes, por conta de nossos temperamentos, mas nada que afetasse a relação.  Lessa é uma das maiores lideranças na política de Alagoas nas últimas décadas, com um detalhe, sua coerência política e seus princípios éticos permanecem intactos e por conta disso foi perseguido, injustamente, por decisões equivocadas do Ministério Público e do Poder Judiciário. Em 2020 foi fundamental na eleição, como vice-prefeito de JHC, arrastando o seu vasto eleitorado da capital. Na gestão não foi prestigiado o quanto merecia e se afastou para concorrer como vice do governador Paulo Dantas, alcançando emblemática vitória. Tem sido um grande colaborador na gestão, com seu equilíbrio e experiencia acumulados, mesmo enfrentando internamente o “fogo amigo” de alguns que se incomodam com seu natural protagonismo. É o nome de maior densidade para disputar a eleição em 2026, superando qualquer outro do lado do governo e se tiverem juízo é um nome pra disputar e ganhar.

Voltando a mamata

Após a Lei das Estatais (13303/2016) houve uma mudança de comportamento em termo de eficiência e redução de risco de corrupção na administração pública. A lei alcançou os vícios de políticos que estavam em situação de influir substancialmente nas condições de funcionamento das empresas públicas não mais formar parte dos seus conselhos de administração, o que se considerou um grande avanço.

Tudo ia muito bem até que no governo petista logo surgiram os incomodados com os critérios e já pedem sua revogação. O caso está sendo votado no STF, que decidirá se a “gatunagem” vai voltar.

Eu quero o meu

BRASÍLIA - O primeiro ano do governo Lula 3 caminha para o fim com um paradoxo na Câmara dos Deputados: ao mesmo tempo que o Planalto conta com apoio de partidos que somam 370 dos 513 deputados, mais do que suficiente para aprovar emendas à Constituição, o presidente encerrou a última semana com uma série de derrotas em votações.

O desenrolar de 2023 mostrou que a dobradinha (Lula/Lira) continua marcada por desconfiança, críticas e tensionamento de lado a lado.

O próprio presidente da República expôs em São Paulo, as dificuldades no Legislativo apesar dos cargos e verbas a partidos aliados

O melhor

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, se posiciona como o melhor e mais eficiente gestor entre os 102 municípios alagoanos. Em três anos de mandato mudou completamente o cenário da cidade nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, empreendeu grandes avanços na infraestrutura e resgatou o turismo e a própria história penedense. Plantou desenvolvimento e certamente colherá o reconhecimento da população.

Chama, uma agência premiada

Conheço a agência de propaganda CHAMA, desde o seu nascimento há 47 anos e tenho um orgulho danado desse fato, por serem seus donos dois grandes amigos, Aloisio Alves e Nelson Carneiro. A agência, além de ser a mais premiada de Alagoas é responsável pelas campanhas com maior aceitação e benefícios para seus clientes. A dupla de extraordinária competência profissional, teve o “insight” de formar uma equipe de craques, como se não bastasse são duas figuras humanas da maior qualidade.

Inconformismo

Uma ponte para o sucesso

A escritora, mentora e palestrante Selma Costa fez o lançamento do seu livro Inconformismo - Uma ponte para o sucesso - em concorrido evento na sua terra, Palmeira dos Índios. “Acredito que profissionais podem trabalhar felizes e que uma líder nata é peça fundamental nesse processo, nada indiferente à colaboração e ao entusiasmo”. - O livro é cheio de ensinamentos e propostas de vida, vale a pena ser lido.

Fechando acordo

O criativo e atuante gestor público Fábio Palmeira que já foi candidato a vereador por Maceió e recentemente Presidiu a Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, sempre muito bem avaliado pela opinião pública (vale ressaltar), fecha parceria e apoio ao atual Presidente da Câmara de Vereadores Galba Netto.

Além do apoio de Palmeira, Galba contará com o engajamento do ex-vereador por Maceió Virgílio Palmeira, figura respeitada politicamente com amplo serviço prestado a cidade.

 

Pílulas do Pedro

“Ninguém indeniza a dor da gente” frase que ouvi de um morador que perdeu sua casa para a tragédia.

Se Renan Calheiros acreditava que sua rejeição em Maceió não ia aumentar quebrou a cara. Vai bater recorde e bem que merece.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]