Dólar com. 5.1845
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
05/11/2023 às 13h20

Blogs

Só ele quer

Hugo Barreto

PARA REFLETIR

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. (Philip Chesterfield).

Só ele quer

Cinco anos calado, após o desastre ambiental da Braskem, de repente o senador Renan Calheiros resolve se tornar o “arauto” das famílias atingidas pela tragédia, sabe-se lá motivado por qual interesse .Foi para a imprensa e procurou espaço para se fazer ouvir, propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, cuja ideia não interessou a praticamente nenhum senador. Com sua instalação aprovada, nenhum partido fez indicações de nomes o que decepcionou o velho politico alagoano, que agora quer impor ao presidente Rodrigo Pacheco, a indicação dos nomes necessários para a instalação da CPI. 

Calheiros vê-se diante de dois dilemas: 1) a CPI ser instalada e morrer por “inanição” 2) Não acontecer a instalação e o senador ser desmoralizado.

Eles brigam, a gente ganha

A briga política entre o governo do estado e a prefeitura de Maceió até que tem contribuído com alguns segmentos da sociedade alagoana. A disputa para ver quem paga os salários dos servidores primeiro, tem antecipado a cada mês o recebimento para os que trabalhadores estaduais e municipais.

Agora foi a negativa do prefeito em apoiar o “Festival do Bumba Meu Boi”, tradicionalmente patrocinado pela municipalidade, cuja demanda receberá o apoio do governo estadual.

PS. Sob “espontânea pressão” a prefeitura repensou e na quinta feira decidiu bancar o patrocínio. Agora vai ter dinheiro sobrando para as atrações.

Sem perdão

(BRASÍLIA) - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou  a decisão que manteve a prisão de Kleber Nascimento Freitas, um dos três ex-agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusados de participação na morte de Genivaldo de Jesus Santos, em maio de 2022.Os ministros avalizaram uma decisão individual do ministro Edson Fachin, relator do caso, que rejeitou pedido de soltura feito pela defesa do acusado. A defesa do ex-policial recorreu ao Supremo para derrubar decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a prisão. Entre os argumentos apresentados, os advogados afirmaram que Freitas passa por "graves transtornos mentais" e não há condições adequadas para tratamento na prisão. É preciso rigor absoluto quando um agente da lei, tortura e mata um cidadão inocente, acima e tudo.

Promessa boa

Nas eleições de 2020 entre os estreantes para a Câmara de Vereadores de Maceió, estava o líder comunitário Claudio Moreira da Silva (CAU), com uma boa colocação e disposição de trabalho. Com muita influência em comunidades periféricas, com pessoas em situações de dificuldade é tido como o “vereador das Grotas”. Tem desenvolvido um eficiente mandato nessas comunidades, além de ser um fiel aliado do prefeito da Capital (JHC). Poderá ser um dos mais votados nas eleições do próximo ano. Uma boa promessa para o futuro.

Lula animado e cauteloso

Faltam dois meses para o fim do ano, mas Lula está inquieto com 2024. A tentativa de afrouxar a meta fiscal e blindar os gastos do governo aponta para o que o petista trata como um ajuste de rota. "No ano que vem, se preparem, porque eu vou viajar para cada estado. Eu quero inaugurar muitas escolas, muitas universidades", afirmou o presidente.

“Lula quer garantir uma ampla vitória para seus aliados, sem tirar o olho da responsabilidade fiscal com o país”. Me dizia pessoa do entorno do presidente.

Apenas fingimento

Quem não conhece as entranhas da política local e meia dúzia de jornalistas “chapa branca” engoliram a lorota explicita na festa de lançamento do PAC, que juntou todos os pesos pesados em uma solenidade, no Centro de Convenções. Os próprios protagonistas esbanjaram forjada união de intenções, com afagos cheirando a hipocrisia e “sorrisos de hienas”. Com certeza, no âmago de cada um, explodia o “desejo de matar” (figurativamente, claro.). Talvez o único que agiu com autenticidade foi o prefeito de Maceió (JHC), que não pisou lá.

Governadora Raquel Lyra

Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra é uma política  com forte influência no interior do Estado. Ela foi também a primeira mulher eleita prefeita e Caruaru (depois reeleita) e mantem a liderança em toda a região. Formada em Direito, é viúva e tem dois filhos, tem outra mulher como sua vice-governadora, Priscila Krause. Raquel foi deputada estadual por dois mandatos, secretária da Infância e da Juventude, muito jovem foi aprovada em concurso público para delegada da Polícia Federal.

Algumas amostragens já pontuam a governadora pernambucana com a melhor avaliação entre os governos do Nordeste. É a mulher mostrando o seu protagonismo.

Cadê o dinheiro?

Fala-se que a prefeitura de Maceió está com as “burras cheias”, mas o cenário não revela essa situação, muito pelo contrário. Credores estão em polvorosa crise de ansiedade, alguns até antevendo um calote por parte da Secretaria da Fazenda Municipal.

O secretário João Felipe Alves Borges, “importado” pelo prefeito JHC, jovem técnico, com um robusto currículo, ao que parece não está dando conta nos quesitos “dever e pagar”, o que pode ser muito grave em véspera de ano eleitoral.

Pílulas do Pedro

O procurador geral de justiça, Marcio Roberto, quer ser desembargador. A nomeação depende da vontade do governador. Está tudo explicado.

Conselheiro do TCE-AL, Rodrigo Cavalcante deu 72 horas para JHC explicar a compra do Hospital do Coração. Nunca se viu tanta agilidade no órgão.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]