Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/06/2017 às 00h01

Blogs

Todos Culpados?

Reprodução/NBR


Para refletir: Tudo parado na administração estadual. Incompetência ou safadeza mesmo?


Todos culpados?

(BRASÍLIA) - Esta semana depois de ser denunciado por corrupção passiva no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer resolveu sair da defensiva e atacou o grupo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pela denúncia, na tentativa de desqualificar a delação premiada do Grupo JBS que o levou a mais grave crise de seu governo. Repetindo por diversas vezes que tem “formação de jurista”, Temer apontou fragilidades na denúncia e mencionou um dos procuradores que, há até pouco tempo, trabalhava com Janot na Procuradoria-Geral da República (PGR) e depois foi contratado pela JBS. A reação de Temer à conduta de Janot foi preparada em um auditório do Palácio do Planalto, com transmissão ao vivo na emissora de televisão oficial do governo, a NBR.

Antes de citar o nome do acusado, Temer disse que o faria porque seu nome havia sido “usado deslavadamente na denúncia”. “Marcelo Miller, homem da mais estrita confiança do senhor procurador-geral. [...] Ele abandona o Ministério Público para trabalhar na empresa que faz delação premiada com o procurador-geral!”, acusou Temer, acrescentando que Marcelo sequer cumpriu a quarentena imposta a membros do Ministério Público Federal (MPF). “Ele ganhou, na verdade, ganhou milhões em poucos meses”.

Para Temer, abriu-se um precedente perigosíssimo no Direito Penal com a denúncia de Janot. “Se fosse só o aspecto jurídico, eu não estaria fazendo esse pronunciamento. Eu o faço em função da repercussão política”, reclamou o presidente, dizendo-se vítima de “ataque injurioso, infame”. “Nunca vi o dinheiro [mala de R$ 500 mil, constante da denúncia], não participei de acertos para cometer ilícitos. Onde estão as provas concretas sobre o recebimento desses valores”, ironizou, voltando a carga para Joesley Batista, o empresário que o colocou na situação de denunciado no STF. (Com informações do Congresso em Foco)


Paulão em ação

O deputado Paulão (PT/AL) tem feito muito mais por Palmeira dos Índios do que os políticos locais e à frente dos seus colegas de bancada. Na realidade, mesmo diante de sua importância eleitoral, um dos maiores colégios de votos do estado, a terra xucurus tem recebido , quando recebe, apenas migalhas dos que ali vão buscar apoio para a eleição. Em todos os anos de seu mandato o deputado petista tem dirigido para o Hospital Regional Santa Rita significativa parcela de suas emendas parlamentares. O hospital tem vivido nos últimos anos uma situação de pré-falência, mesmo com sua importância para toda a região. Nada recebe além dos repasses obrigatórios por parte do governo federal. O governo de Alagoas não dá nem um telefonema de solidariedade.


A ética seletiva

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou a ética seletiva do PT, que questiona as palestras do procurador da República, Deltan Dallagnol, mas que nada fala sobre a propina recebida pelo ex-presidente Lula por intermédio de palestras fictícias.

No caso das críticas a Michel Temer feitas pela oposição, José Medeiros lembrou que foi o PT quem o escolheu para compor, na condição de vice-presidente, a chapa encabeçada por Dilma Rousseff à presidência da República.

- A saúde em todo o Brasil está arrebentada, os municípios estão quebrados, os governadores estão quebrados. Quebraram o país. E agora eu ouço um filósofo vir aqui e dizer: ‘Só tem um jeito de salvar o Brasil: é a população ir para as ruas e pedir a volta do presidente Lula. Só o presidente Lula tem capacidade'. Meu Deus do céu é cada uma que a gente tem que ouvir aqui - disse o senador.

José Medeiros afirmou que falta ao PT a autocrítica necessária para reconhecer os erros cometidos durante os 13 anos de gestão do partido.

Ele disse esperar que Lula participe das próximas eleições para que o projeto de poder do PT seja derrotado nas urnas.


Agindo com responsabilidade

O secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga, tem sido um dos destaques na administração da capital. Da linha de frente do prefeito Rui Palmeira tem conduzido a pasta com muita capacidade e também responsabilidade com a coisa pública. Competente negociador tem mantido um canal permanente com os servidores municipais, tratando as demandas com rigoroso critério, mas com o olhar voltado para a valorização dos funcionários da prefeitura em suas diversas categorias.


Me engana que eu gosto

Um dia depois de manter encontro reservado no Palácio República dos Palmares o deputado Francisco Tenório (PMN) teve a ideia brilhante de propor na Assembleia Legislativa um aumento de salário para o governador sob uma pífia e manjada justificativa: “merece ter um aumento”.

Na verdade não se justifica aumentar o salário polpudo do governador quando este vem alardeando que o estado está crise. E o pior: a maneira hipócrita de tentar mostrar que foi iniciativa do deputado e não uma ordem sua para obter o aumento. Coisas de Alagoas de hoje.


Fica sozinho

O deputado Ronaldo Lessa (PDT/AL) pode levar um tremendo tombo nas próximas eleições por conta de sua “instabilidade partidária”, coisa que o acomete a cada eleição. Iniciou uma suposta negociação para embarcar no navio do governador que ao que parece foi abortada por enquanto. Com seu gesto ameaçou o prefeito Rui Palmeira e seus aliados de debandar a um custo mais vantajoso e parece  não conseguiu.

Com eleições sempre em episódios circunstanciais já perdeu vários embates por causa de sua arrogância e pequenez política.

Os principais caciques da política local têm sempre um pé atrás e não confiam no deputado que está sempre à procura de se dar bem.


Collor vem ai

Uma pessoa conversou com o senador Fernando Collor em Brasília e obteve dele a informação de que poderá, sim, disputar o governo do estado no próximo ano. Com um carisma irretocável, imensa capacidade de “fazer votos”, principalmente entre as camadas mais pobres, disputaria com amplas chances de vitória e sem correr risco em seu mandato no Senado, onde tem cadeira cativa até 2022.

Ao que se sabe encomendou pesquisa própria e os dados lhe dão confortável posição com possibilidade real de desbancar o governador do “trono”.

Ai alguém completou: Com certeza não ouvirá nenhuma acusação vinda do palanque do governador, uma vez que esses estarão na mesma vitrine podre da Operação Lava Jato e até outras acusações mais graves.


Conta Gotas

OS FRAUDADORES do mestrado da UFAL continuam mandando e bancando áreas vitais do governo. Procura-se ética e probidade.

DE UM ESPECIALISTA em política: O novo é Mauricio Quintella, Rui Palmeira, Marx Beltrão. O velho é Renan Calheiros, Renan Filho e outros, pelas práticas recorrentes. Entendeu?

MUITAS RECLAMAÇÕES nos serviços prestados às comunidades pela Secretaria Municipal de Saúde. É bom o prefeito ficar de olho.

MILTON HÊNIO Gouveia e Antônio Carlos Gouveia. Pai e filho. Patrimônios de uma moralidade tão em falta hoje em dia. Alagoas do bem agradece.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]